“Só espero não passar mais vergonha.” Presidente do Interporto fala ao DF Esportes

Foto: Vinícius Schmidt/ Metrópoles

Na última segunda-feira (10), o Interporto-TO teve seu nome marcado na história do futebol nacional. Mas, certamente, não de uma forma que possa ser celebrada por sua torcida. Na disputa da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, o clube sofreu uma derrota por 10 a 0 contra o Brasiliense no estádio Serejão, em Taguatinga. O resultado se tornou a maior goleada da história em todas as divisões nacionais.

O fato repercutiu fora de campo e gerou suspeitas de muitos em relação a manipulação de resultados. Pela segunda vez na competição, o presidente do time de Porto Nacional, no Tocantins, Renato Godinho, registrou um boletim de ocorrência (B.O) para que os fatos sejam averiguados. “Eu sou advogado e não gosto de fazer acusação sem provas, mesmo quando minha convicção esteja bem firme. Por isso, quero que as autoridades investigam ao fundo para buscar a verdade real. As autoridades buscarao as provas necessárias. Entretanto, as evidências indicam que houve facilitação, que houve entrega de resultado previamente combinado”, afirmou o dirigente.

O primeiro B.O. havia sido registrado após a derrota por 8 a 1 diante do Iporá, na cidade goiana. Naquela ocasião, a equipe tocantinense sofreu sete gols no segundo tempo. Um fato que chama a atenção nos jogos do Interporto é o momento em que a equipe sofre os gols. Foram 42 bolas nas redes do Tigre, sendo 21, ou seja, metade, nos quinze minutos finais de um dos tempos da partida. No entanto, nos primeiros 30 minutos de jogo, foram apenas 4 gols sofridos em 12 jogos.

O comunicante relata que no dia 10/07, por volta das 20h00, o time do INTERPORTO FUTEBOL CLUBE participou de um jogo do campeonato Brasileiro da Série D, contra o BRASILIENSE ESPORTE CLUBE (sic). Que o Brasiliense em outra ocasião jogou com o Interporto e perdeu de 1X0, em Porto Nacional. Entretanto, curiosamente, no returno o Interporto perdeu vergonhosamente de 10X0 para o Brasiliense. Que em apenas 10 minutos de jogo o Brasiliense conseguiu marcar 4 gols, e no segundo tempo mais 6 gols. Que a suspeitas de que houve favorecimento (facilitação) por parte de alguns jogadores. Que o próprio dirigente do Brasiliense veio a comentar com o representante do INTERPORTO Junior Moreno, que nunca tinha visto algo tão anormal, que teria sido melhor ter chamado um time amador. Que isso pode configurar infração aos art. 41C a 41E, do estatuto do torcedor. Que nada mais disse.
Trecho do Boletim de Ocorrência registrado em 11/07/2023

A dispensa de atletas, como ocorreu após a primeira goleada, voltou a acontecer. Porém, diferente daquela ocasião, Ítalo Oliveira, que assume o comando técnico de time depois daquela partida, segue como treinador do Interporto. Godinho falou ao DF Esportes sobre as ações já adotadas pelo clube: “Buscamos reforço para a equipe e afastamento dos atletas supostamente envolvidos”.

Hoje (dia 12), dispensei 2 jogadores. Não dispensei mais porque o clube não teria tempo hábil de contratar outros e precisamos cumprir tabela. Faltam apenas 2 jogos. Só espero não passar mais vergonha.
Renato Godinho – presidente do Interporto

Outra coincidência nos resultados do Interporto na competição é que todas as goleadas foram sofridas fora de casa (veja quadro abaixo). Sobre a diferença nos resultados em Porto Nacional em relação demais, o presidente disse: “Acho que eles não tiveram coragem de fazer as facilitações que praticam fora por medo da torcida.”

arte: Matheus Carrara / DF Esportes

Futuro

Apesar dos problemas enfrentados pela equipe na atual temporada desde o rebaixamento no estadual, o presidente Renato Godinho pensa no futuro do clube. “Agora vamos esquecer a vergonha e montar uma equipe para o sub-20 na tentativa de buscar vaga para a próxima Copa São Paulo. Depois, vamos montar uma equipe para disputar a segunda divisão do Tocantinense buscando ser campeão”, afirmou. “No ano seguinte, vamos montar uma equipe para recuperar o brilho que o Interporto sempre teve. Queremos vaga para disputar as cometições da CBF”, completou Godinho.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *