
Foto: Filipe Fonseca / Sobradinho EC
O Sobradinho venceu o Santa Maria, por 2 a 1, na manhã deste domingo (27/7), pela semifinal do Campeonato Candango Sub-20. Os três gols da partida foram marcados no segundo tempo.
Mesmo fora de casa, no Abadião, o Leão saiu na frente com o centroavante Brayan, mas sofreu o empate do Santinha pelo ponta Cleiton, e garantiu a vitória aos 40 minutos com o gol do zagueiro Bruno Nobre.
O jogo contou com o auxílio da tecnologia do VAR, que não mudou nenhuma decisão de campo. Mesmo com dois gols anulados por impedimento, a marcação da arbitragem foi mantida e não houve interferência da ferramenta.
No próximo fim de semana, os times fazem o jogo de volta da competição, com mando do Sobradinho. Com a vantagem na ida, o Leão precisa, no mínimo, de um empate para garantir a vaga na final e na Copinha de 2026. No caso de triunfo do Santinha por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.
Primeiro tempo
A primeira etapa da partida teve domínio dos times em diferentes partes do embate, com intensidade, mas poucas grandes chances de gol. No início, o Santa Maria impôs um jogo de pressão e conseguiu tomar as rédeas dos primeiros minutos até certo ponto.
O centroavante Nicolas chutou de bico, pela direita da área, e protagonizou o único lance de perigo da Águia. Porém, com o decorrer, o Leão da Serra equilibrou as ações e iniciou um período de superioridade que se encaminhou até o fim do primeiro tempo.
No minuto 23, o quase-gol do centroavante Brayan mostrou o caminho à baliza aos alvinegros. Em um lance que começou desde a saída, o atacante se desmarcou da defesa e recebeu um passe de longa distância pela direita, de Lorran, mas o chute que encobriria o goleiro Salsicha foi travado.
Aos 38’, outro lance de extremo perigo foi protagonizado por Brayan, que desperdiçou, livre, de frente ao goleiro Salcicha, o passe enfiado de Kauã. Mais uma vez o guarda-redes cresceu em relação ao centroavante. O restante da etapa manteve a superioridade do Sobradinho, mas sem a abertura do placar.
Segundo tempo
Tudo que foi construído pelo Sobradinho na segunda metade do primeiro tempo se recompensou com um gol aos 26 segundos, mas o bandeira sinalizou impedimento no gol de cabeça do Brayan. A recorrência do centroavante nas grandes chances perdidas frustrou o centroavante, que não acreditou na marcação da arbitragem. Porém, ele não desistiu e marcou seu esperado gol, de cabeça, aos 20 minutos, após um cruzamento de Kauã em profundidade, na direita da área.
Mesmo sem o domínio das ações, o Santa Maria não perdeu a concentração e empatou com o atacante Cleiton, no minuto 36. A defesa alvinegra cortou um ataque do Santinha, mas a bola sobrou para o ponta, que avançou em direção à área e chutou forte ao gol, sem chances para o goleiro. Assim como os adversários, o Sobradinho não aceitou o gol sofrido e manteve o estilo de jogo dominante que propunha.
Aos 40’, recuperaram o resultado em um escanteio cobrado na medida pelo lateral Bruno Nunes, que achou o xará e companheiro de defesa Bruno Nobre, no segundo andar, cabeceando a bola com força em direção às redes. Bruno tirou a camisa e comemorou junto de seus companheiros o gol que garantiu a vitória do Leão da Serra.
Ficha técnica
SANTA MARIA 1 x 2 SOBRADINHO
Campeonato Candango Sub-20 – Semifinal – Jogo de ida
Estádio Maria de Lourdes Abadia, Ceilândia-DF, 27/07, 10h
ARBITRAGEM
Árbitro: Pedro Alves de Oliveira
Assistente 1: David Sousa Santana
Assistente 2: Bruno Antônio Aquino Machado
4º árbitro: Erick Oliveira dos Santos
VAR: Rodrigo Batista Raposo
AVAR: Ciro Chaban Junqueira
SANTA MARIA
Marcos; Ricardo (Isaque), Lucas, Paulo Vitor (Vini Alves) e Matheus; Arthur, Nolasco (Esquilo) e Thiago; Cleiton, Nicolas (Renan) e Vinícius. Técnico: Sebastião Rocha.
Gol: Cleiton (36’ – 2ºT).
Cartões amarelos: Nolasco e Thiago.
Cartões vermelhos: Não houve.
SOBRADINHO
Luiz Felipe; Patcholla, Juan Monteiro, Bruno Nobre e Bruno Nunes; Lorran, Yuri Gabriel (Daniel Vieira) e Gustavinho (Paulo César); Pierry (João Gabriel), Brayan (Marlon) e Kauã (Gustavo Paiva). Técnico: Léo Roquete.
Gols: Brayan (20’ – 2ºT) e Bruno Nobre (40’ – 2ºT).
Cartões amarelos: Yuri Gabriel, Bruno Nobre, Lorran e Luiz Felipe.
Cartões vermelhos: Não houve.