No Dia Olímpico, 23 de junho, a CBDU reuniu um time de peso para o lançamento oficial dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2022 – a maior competição esportiva universitária da América Latina, que acontece em Brasília pelo segundo ano consecutivo. Ketleyn Quadros; medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, João Derly; medalhista de bronze na Universíade de 2001 e campeão mundial de judô, Giselle Ferreira; Secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Marcelo Magalhães; Secretário Especial de Esporte do Governo Federal, e Ronaldo Vieira Bento; Ministro da Cidadania foram alguns dos nomes que prestigiaram o evento, realizado na cidade sede do evento.
“Foi uma solenidade que demonstrou o tamanho que vai ser o JUBs 2022. E nós vamos repetir a edição em Brasília até em respeito e consideração pelo que o Distrito Federal fez em 2021, quando acolheu os jogos ainda na pandemia. Nós contamos com apoio integral do Governo do DF, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, do Governo Federal, através da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania e do Banco do Brasil. Tudo isso nos dá condições para realizar um evento memorável e ainda maior do que em 2021”, destacou Luciano Cabral, presidente da CBDU.
Os JUBs continuam na capital do país para mais uma temporada após uma edição de sucesso em 2021, que reuniu 5 mil participantes, 271 Instituições de Ensino Superior competindo em 26 modalidades esportivas. Em 2022, o evento acontecerá entre os dias 18 e 25 de setembro, em 30 modalidades esportivas e com expectativa de 7 mil participantes.
No evento de lançamento também foram apresentados os primeiros atletas nomeados como embaixadores do JUBs 2022: João Derly, medalhista de bronze na Universíade de 2001 e campeão mundial de judô; Ketleyn Quadros, medalhista de ouro na Universíade de 2013, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e primeira mulher a ganhar uma medalha em esportes individuais para o Brasil na história das Olimpíadas; Cesar Castro, medalhista de prata e bronze na Universíade de 2005 e atleta olímpico de saltos ornamentais.
Para mim foi multo especial porque os melhores momentos da minha vida foram nos JUBs, nos mundiais universitários, na Universíade – minha primeira construção como atleta e num evento com nível olímpico. Além disso, ter a oportunidade de ter vivências únicas e de criar laços em um momento extremamente importante que é a escolha de carreira e de vida. Então estar como embaixador do JUBs é uma alegria e satisfação enorme, e também poder ver outros jovens tendo as oportunidades que eu tive.
João Derly