Sucuri: “A gente precisa guerrear a todo minuto”

Foto: Ueslei Costa

A partir do próximo final de semana serão disputados os jogos mata-mata válidos pela semifinal do Candangão Série B 2024. As quatro equipes classificadas (Taguatinga, Sobradinho, SESP Brasília e Legião) lutam por duas vagas na elite de 2025.

Depois de um ótimo início de competição, o Leão Branco chegou a liderar a classificação mas tropeçou nos últimos três jogos e terminou a primeira fase na quarta colocação. Neste meio tempo, o clube demitiu o então técnico Luis Henrique para efetivar Jonathan Chulapa, que estava comandando a equipe Sub-17. Com isto, resta ao Legião vencer o Taguatinga para tirar a vantagem da Águia de jogar por dois resultados iguais.

Para muitos, a fase de mata-mata se trata de “outro campeonato”, já que agora quem passar ganha o grande prêmio que é o acesso, enquanto que quem perder, fatalmente entra de férias para tentar o acesso no ano que vem. Apontado como favorito ao acesso por conta do elenco experiente montado para a competição, o Legião irá encarar o invicto Taguatinga, que na verdade é a equipe Sub-20 do Brasiliense. O time que jogou a Segundinha apenas para manter o elenco em atividade visando a Copa São Paulo de 2025 surpreendeu, e hoje tem a chance de recolocar a Águia Branca novamente na primeira divisão.

O DF Esportes conversou com o goleiro Edmar Sucuri (foto acima) para que este fizesse uma análise da primeira fase do Candangão Série B. Segundo suas palavras, a tabela iludiu o time leonino, que só caiu na realidade do nível técnico do campeonato quando passou a enfrentar equipes mais qualificadas: “Na primeira parte da competição a gente enfrentou as equipes teoricamente mais fracas, que acabaram sofrendo derrotas elásticas. Estes primeiros três jogos fizeram com que a gente demorasse a saber a realidade da competição, que é um campeonato difícil, que tem equipes qualificadas. Estes três jogos meio que nos prejudicaram um pouco, não fizemos tantos gols mas ganhamos sem dificuldades, até chegar ao Luziânia” explicou.

Segundo o goleiro tetracampeão candango do DF, o time passou a encarar a realidade do campeonato ao enfrentar o Luziânia pela quarta rodada. Com o elenco já reforçado, a Igrejinha proporcionou dificuldades até então não enfrentadas no campeonato: “Quando chegou o Luziânia mais reforçado, foi um jogo em que a equipe se portou muito bem, que nos deu a “casca” que os três primeiros jogos não deram. Então, a vitória contra o Luziânia foi uma vitória importante porque ali praticamente consolidou a nossa classificação (para as semifinais). A gente sofreu, mas soubemos jogar o jogo”.

Edmar Sucuri valorizou o empate conquistado diante do Sobradinho pela quinta rodada, mesmo atuando com um atleta a menos – o atacante Vitor Xavier foi expulso ainda no primeiro tempo. Analisou também as derrotas contra SESP Brasília e Taguatinga. Neste último, contestou a atuação da arbitragem que não visualizou a saída da bola no cruzamento que gerou o gol da vitória da Águia: “Contra o Sobradinho também foi outro grande jogo da nossa equipe. Ficamos com um a menos no primeiro tempo ainda, tomamos o gol no final do primeiro tempo, mas no segundo tempo a gente mesmo com um a menos, buscamos o resultado (empate). Sofremos, marcamos, guerreamos, que é o que a gente precisa pra essa competição, e fomos felizes com esse resultado de 1×1 diante do Sobradinho mesmo com um a menos. Já o jogo contra o SESP Brasília foi um jogo atípico. Um jogo que a gente perdeu muitas chances claras, erramos nas definições, uma jogada que poderia ter sido feita melhor, opções equivocadas. Mas o SESP também é uma equipe qualificada, levou perigo algumas vezes ao nosso gol, fizeram um gol e isso causou a nossa primeira derrota na competição. Já o jogo contra o Taguatinga, foi um jogo onde a nossa equipe demorou a entrar no jogo, não deu a cara, né? A gente não competiu, faltou isso no jogo contra o Taguatinga. Aí acabamos saindo derrotados novamente, num lance que a meu ver, o bandeirinha teve um erro. Mas a arbitragem erra muito menos que a gente, né? Então a gente não pode levar esse erro para encobrir a nossa má partida. Não tivemos uma tarde feliz” disse.

Agora o Legião terá duas partidas diante do próprio Taguatinga para buscar o sonhado retorno do clube á primeira divisão. Sucuri enfatizou que o Legião precisará mostrar muito mais garra do que exibiu nos últimos jogos a fim de passar pelo adversário:

“Agora a gente sabe como é a competição, conhecemos a realidade e sabemos que estamos a dois jogos do acesso. Então a gente precisa guerrear a todo minuto, não pode ser menos que isso. Vamos ter que guerrear, competir a todo instante. A gente sabe que eles (Taguatinga) têm uma vantagem, que é a de jogar por dois resultados iguais. Toda vantagem é importante, mas a gente sabe que se a gente guerrear, der a nossa cara, a gente pode reverter essa vantagem no primeiro jogo e ter um segundo jogo mais tranquilo. Então é focar, se dedicar nessa semana aí, trabalhar, ver o que o professor Chulapa irá nos passar. A gente já conhece a forma de jogar do nosso adversário, vamos estar mais preparados. A expectativa é muito boa, no vestiário eu passei muita confiança à minha equipe, disse a eles que esse jogo que fizemos contra o Taguatinga nós não vamos fazer de novo, não vamos jogar dois jogos ruins como jogamos. Então, tenho certeza que se a gente buscar e fizer o nosso melhor, a gente consegue dar esse acesso ao Legião, que já merece há muito tempo. O Legião possui uma estrutura brilhante, pelo presidente que tem, é um clube que tem tudo para brilhar na primeira divisão quando conquistar o acesso. Então é focar, trabalhar que o acesso estará mais perto do que se imagina. Sabemos que iremos pegar um time Sub-20 do Brasiliense, são meninos que têm futuros brilhantes, jogadores que conseguiram o objetivo de recolocar o Brasiliense na Copa São Paulo, meninos que estão vindo de um ano muito bom. Creio que está muito aberto, serão dois jogos muito difíceis para ambos os lados, de muita qualidade, e vai vencer quem guerrear mais, competir mais e quem for mais efetivo, quem criar mais chances e fizer os gols. Então, eu tenho muita esperança nesta equipe e creio que Deus vai abençoar, tudo vai dar certo e que o Legião vai conseguir esse tão sonhado acesso”
Edmar Sucuri – Goleiro Legião

O primeiro jogo da decisão entre Legião x Taguatinga deverá ser realizado no próximo sábado (12), possivelmente às 15h no estádio Abadião. O jogo de volta deverá ser disputado uma semana depois no estádio Serejão.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *