Sufoco e confusão no fim: Brasiliense vence o Santa Maria e segue em busca da classificação

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

Foi difícil, mas o Brasiliense venceu o Santa Maria na tarde deste sábado (11), no Serra do Lago, e segue firme em busca da classificação. Fora de casa, o Jacaré conseguiu o resultado que o levou, pelo menos momentaneamente, ao G4, e agora depende dos resultados dos jogos de domingo para se manter lá.

Do outro lado, a derrota fez com que o Santa Maria ficasse com apenas seis pontos conquistados, número que o leva para a lanterna do Candangão BRB 2023. Na última rodada, além de precisar vencer o Real Brasília, atual líder, precisa também torcer por outros resultados para se salvar.

No próximo sábado, as equipes entram em campo para a última rodada, que terá os cinco jogos acontecendo simultaneamente, às 15h30. O Brasiliense joga no Serejão contra o Brasília, enquanto o Santa Maria vai ao Defelê enfrentar os Leões do Planalto.

Primeiro tempo

O Brasiliense começou apertando no ataque, enquanto o Santa Maria tentava se defender com todos os jogadores em seu campo. Mas não demorou para o placar ser aberto. Aos 2′, Zotti acertou excelente passe e deixou Tobinha na cara do gol, e ele bateu no cantinho direito para fazer 1×0 para o Jacaré. Dois minutos mais tarde, a equipe amarela teve a chance de ampliar com Alvinho, que recebeu passe de Tarta e finalizou, mas a defesa cortou.

Aos 7′, o Santa Maria ficou perto de empatar a partida após boa jogada pela direita, Américo achou Matheus Dutra, que finalizou bem, pra ótima defesa de Sucuri, no reflexo. Após o susto, o Brasiliense voltou a tomar conta das ações ofensivas e passou a ficar mais com a bola no ataque. A equipe teve nova chance aos 17′, quando o goleiro Johnny saiu errado e a bola acabou chegando em Tarta, que bateu firme, mas para fora.

O Santa Maria voltou a chegar aos 23′, quando após troca de passe na entrada da área, a bola sobrou para Ivamar finalizar, para nova defesa de Sucuri. Aos 26′, o Brasiliense voltou a assustar por duas vezes: na primeira, Mamute encontrou Goduxo livre, que cruzou de volta para o artilheiro cabecear livre, para o alto. Na sequência, a bola foi roubada por Mamute e Zotti quase fez um golaço, mas Johnny defendeu bem. Tobinha também teve boa chance para nova defesa do goleiro do Santinha.

A pressão seguia sendo amarela, e Tarta abriu para Tobinha finalizar forte, por cima do gol, desperdiçando nova chance. Aos 35′, ela chegou a fazer falta, já que Watthimen deslocou Sucuri e chutou para o fundo das redes para empatar a partida.

O gol animou o Santa Maria, que teve a chance de virar a partida logo no minuto seguinte. Watthimen achou Américo livre e ele bateu cruzado, mas ninguém acompanhou. A última chance da primeira etapa foi do Brasiliense, Tarta levantou na área, Johnny falhou e Gabriel Henrique, livre, acabou mandando no travessão.

Segundo tempo

O Santa Maria começou melhor na segunda etapa e, aos 2′, teve nova chance de virar a partida com Ivamar, que de longe finalizou bem, para ótima defesa de Sucuri. Após o escanteio, Marcos Paulo levantou para Marcos Xavier, sozinho, cabecear para fora.

Em seguida, o Brasiliense respondeu com Andrezinho, que cortou para a esquerda e chutou firme, para ótima defesa de Johnny. Aos 5′, a equipe amarela voltou a balançar as redes: após cruzamento, a bola sobrou e o goleiro Johnny, ao tentar segurá-la, falhou. Tarta, que nada tinha a ver com a história, colocou para o fundo das redes para fazer 2×1.

O jogo perdeu a intensidade e o Brasiliense passou a trocar mais passes com o objetivo de manter a posse de bola e garantir o resultado. Uma nova chance só aconteceu aos 22′, quando Goduxo chegou com liberdade, bateu cruzado e viu a bola passar rente à trave. Dois minutos mais tarde, o Santa Maria respondeu: Thiago Magno recebeu de Lucas Caetano e, sozinho na área, chutou muito mal. O Santa Maria teve nova chance aos 36′, quando Lídio cobrou falta de longe, mas a bola foi para fora.

Mamute foi para o ataque em busca do gol para o manter na briga pela artilharia, mas pegou mal na bola, chutando para longe. O Santinha tentou uma pressão final, mas não conseguiu criar boas jogadas. E já no finalzinho, o jogo foi paralisado por uma confusão generalizada. O meia Elber deu uma voadora no jogador do Brasiliense e correu, mas os atletas do Jacaré foram atrás dele. Os ânimos ficaram exaltados, principalmente por parte do meia Tarta e do atacante Hernane Brocador. Todos os três foram expulsos.

Após um bom tempo parado e vários cartões, o tumulto acabou e o jogo também, vitória do Jacaré por 2 a 1.

Ficha técnica

SANTA MARIA 1 X 2 BRASILIENSE

Campeonato Candango, primeira fase, 8ª rodada
Estádio Serra do Lago, Luziânia-GO, 10/03/2023, 16h

Árbitro: Felipe Barbosa
Assistente 1: Kleber Alves
Assistente 2: Marconi Souza
4º árbitro: Maricleber Cardoso de Gois
Inspetor: Almir Camargo
Delegado: João Paulo

Santa Maria

Johnny; Yuri (Anderson) , Pablo, Lídio e Lucas Caetano; Renato Xavier (Cambalhota), Marcão e Américo; Watthimen, Matheus Dutra (Thiago Magno) e Ivamar (Elber)
Técnico: China

Gols: Watthimen
Cartões Amarelos: Renato Xavier, Elber, Thiago Magno e China
Cartões Vermelhos: Elber

Brasiliense

Edmar Sucuri; Caetano, Railon, Gabriel e Goduxo; Gabriel Henrique (Radamés), Tarta e Zotti; Tobinha (Santarém) (Diogo Sodré), Yuri Mamute e Alvinho (Hernane Brocador)
Técnico: Roberto Cavalo

Gols: Tobinha e Tarta
Cartões Amarelos: Zotti e Tarta
Cartões Vermelhos: Tarta e Hernane Brocador

One thought on “Sufoco e confusão no fim: Brasiliense vence o Santa Maria e segue em busca da classificação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *