Surpresa da primeira fase, Brazlândia agora sonha com o retorno à elite
Antes da bola rolar no Candangão Série B, o GE Brazlândia pintava como um dos postulantes à vaga para a fase semifinal. Contando com uma boa base e com vários reforços experientes, o time sofreu para conquistar o objetivo. Logo na estreia, a Garça perdeu para o Planaltina fora de casa, muito por conta da falta de atletas registrados no BID, obrigando o treinador Bruno Coelho a escalar a molecada do Sub-20 para completar o banco de reservas.
Mesmo com os reforços, o GE Brazlândia demorou a “engrenar” na Série B, após uma vitória sobre o SESP Samambaense, a Garça perdeu a segunda partida no Campeonato para o Grêmio Valparaíso, o que fez o clube despencar na tabela de classificação. A vitória na rodada seguinte diante da ARUC deu esperanças ao GEB, mas com uma missão quase impossível: vencer o Riacho City, recheado de atletas do campeão candango Real Brasília, e por uma diferença de três gols. Pois não é que deu certo? Com um gol polêmico aos 44 minutos do segundo tempo (falha bisonha do goleiro Pedro Vinícius), o GE Brazlândia goleou o Riacho City por 4×1, eliminou o rival e conseguiu a classificação.
Para o zagueiro Jefferson, pilar da zaga do Brazlândia, o time demorou um pouco para se encontrar, por conta da falta de tempo dos reforços se entrosarem com os demais jogadores do grupo: “Tivemos alguns problemas no início, alguns atletas chegaram já na semana da estreia e creio que isso atrapalhou um pouco nossa equipe, mas em momento nenhum deixamos de trabalhar e acreditar na classificação” disse.
Agora, o desafio pelo sonhado acesso se dará diante do Ceilandense, em duas partidas que definirão os finalistas da competição. Invicto em casa, o GE Brazlândia conta com a força do estádio Chapadinha para sair na frente na decisão diante do clube parceiro do Brasiliense. Em 2023, o clube completará dez anos longe da primeira divisão, já que disputara seu último jogo na elite em 2013. Naquele ano, o Brazlândia sofreu a derrota por 1×0 diante do Gama no estádio Chapadinha, o que decretou o seu rebaixamento.
Segundo o experiente zagueiro ex-Ceilândia e Taguatinga, o Ceilandense será um páreo duro na briga pelo acesso. Mas afirmou que a semifinal é outro tipo de campeonato, e que o time tem experiência para conquistar a vaga na final:
“Temos uma equipe jovem porém experiente, com jogadores acostumados a jogar essa competição. Agora sabemos que a semifinal é outro campeonato, e que estamos a dois jogos de colocar o GE Brazlândia na primeira divisão e colocar nosso nome na história do clube. Vamos enfrentar uma equipe qualificada que é o Ceilandense, onde também tem jogadores experientes, e nesse tipo de jogo quem errar menos, vai sair com a classificação. Tenho certeza que serão dois grandes jogos, estamos confiantes e vamos em busca da classificação”
O GE Brazlândia recebe o Ceilandense no primeiro jogo da semifinal no próximo sábado (7) às 15:30, no estádio Chapadinha. Por falta de laudos, o jogo será disputado com portões fechados aos torcedores. O jogo de volta está previsto para a próxima semana, desta vez no Serejão. Segundo o regulamento específico do Campeonato, em caso de dois resultados iguais, a classificação para a final e a vaga na primeira divisão em 2024 se dará por disputa de pênaltis.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.