A equipe brasiliense Prevermed conquistou o Campeonato Brasileiro Master Santos de Vôlei na categoria 30+. A competição que é organizada pela Associação Nacional de Esportes (ANE), foi sediada em Santos/SP, acontecendo durante o feriado prolongado, dos dias 28 à 30 de abril, se encerrando no dia 1º de maio e foi disputada no Clube Internacional de Regatas, no litoral paulista. Alguns duelos também foram disputados no Vasco da Gama, SESC/Santos e Complexo Esportivo do Rebouças.
A Prevermed superou inconvenientes fantasmas do próprio passado, quando não conseguiu levantar o troféu nos anos de 2016 e 2017. Mas neste ano as brasilienses deram a volta por cima e trouxeram para a capital federal uma importante conquista do voleibol nacional, ao derrotarem as mineiras do Superball, que haviam sido suas carrascos nós dois anos anteriores.
A saga da Prevermed se iniciou em 2014, quando as atletas decidiram se inscrever para disputar o Campeonato Brasiliense da modalidade. A intenção inicial era de disputar apenas essa competição, reunindo velhas amigas do esporte para relembrar os tempos áureos em que as jogadores estavam em seu auge. No final das contas, a Prevermed alcançou um extraordinário vice campeonato, perdendo apenas para o Brasília Vôlei na final da competição. Com isso, o projeto de manter a equipe em atividade surgiu e a Prevermed conquistou alguns campeonatos locais, se destacando no cenário o voleibol brasiliense.
Com os frutos do projetos sendo colhidos em pouco tempo, as atletas decidiram então disputar o Campeonato Brasileiro em Santos, no ano de 2016. Entretanto, devido a problemas jurídicos, a equipe conseguiu a vaga para disputar o certame apenas depois de entrar com ações na justiça. Depois de adquirir o direito de disputar a competição, a Prevermed brilhou nas quadras santistas e fez campanha digna de final de campeonato. Na grande decisão, um jogo duríssimo é muito disputado, o Superball acabou levando o título diante das brasilienses. No ano seguinte, à exemplo da decisão anterior, nova vitória das mineiras e o sabor amargo de um novo vice campeonato surgiu: era hora da volta por cima.
Contudo, neste feriado do dia do trabalhador, a estrela da Prevermed brilhou nas quadras paulistas. Depois de passar por São Paulo, Curitiba, Minas e outras equipes, as brasilienses, com muita raça e dedicação, chegaram novamente à grande decisão do certame. As adversárias foram as antigas algozes mineiras do Superball, que também fazendo ótima campanha se juntaram as candangas para a disputar pela terceira vez seguida o título do torneio.
Em duelo emocionante, a Prevermed começou jogando mal, devido à ansiedade e acabaram perdendo o primeiro set da partida. Entretanto, o desejo de superação somado à rivalidade e a vontade de apagar as recentes frustrações deram novo fôlego para as brasilienses que conseguiram virar a partida e vencer o Superball no Tie Break, conquistando o tão sonhado título brasileiro da modalidade.
A atleta e coordenadora da equipe, Lídia Nascimento, descreve a sensação de ter conquistado esse título: “A importância e o sentimento em relação a esse título é de total agradecimento a Deus. Porque nós temos um grupo super forte, batalhador e que também teve a sua força mostrada na parte técnica.” Além disso, Lídia explica o sentimento de fazer parte da caminhada da Prevermed até aqui: “Graças a Deus a gente tem também orgulho de ter disputado 21 competições e ter conseguido chegar a todas as finais” conclui a coordenadora.
Mas a força de vontade das atletas brasilienses não para por aí. O desejo depois da conquista do título brasileiro é de conseguir o apoio necessário para a disputa do Mundial da modalidade que acontecerá em Portugal, em 2019. Contudo, antes de uma nova saga, esta pelo título mundial, a atletas irão aproveitar um merecido descanso que só as campeãs brasileiras têm a alegria de dizer que podem desfrutar.
Por Gabriel Felipe