Após passarem dois meses intercalando os estudos e o trabalho com a venda de brownies para custear a inscrição na Liga Nacional de Handebol, as atletas da Universidade de Brasília (UnB) conseguiram arrecadar o dinheiro necessário. Elas viajam nesta sexta-feira (22) para Anápolis-GO.
O time candango chega na sexta e já estreia no mesmo dia, quando enfrentam a Força Atlética/Estácio, de Goiás, às 22h30. No sábado (24), a equipe entrará em quadra duas vezes, no período da tarde e da noite.
Dificuldade
Por não se tratar de uma competição universitária, a equipe não recebeu o auxílio da UnB. Em 2018, para arrecadar o dinheiro para a inscrição, a solução encontrada foi a venda de rifas com uma premiação em dinheiro. Neste ano, as atletas conseguiram comprar os doces da Verdadeiro Brownie a preço de custo para revenda, e após dois meses, levantaram os R$ 2 mil necessários.
Jogos Universitários (JUBs)
Além da venda de brownies para a Liga Nacional, as atletas também estavam se preparando para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Na Conferência Central, disputada em Vitória-ES em agosto, a equipe terminou com o bronze após duas vitórias em quatro jogos e conseguiu a vaga para representar o DF na etapa nacional, realizada na Bahia em outubro.
O JUBs é competição universitária, em contrapartida ao brasileiro de Handebol. Por isso, neste caso, a Federação do Esporte Universitário do DF (Fesu) bancou o transporte e a estadia. A alimentação foi paga com o auxílio que a UnB proporciona.
A equipe de Brasília chegou até às quartas de final da etapa nacional, quando foi eliminada para Fortaleza. O regulamento não previa decisão do quinto ao oitavo lugar, e por ter perdido para o time que acabou em quarto, a UnB terminou o campeonato em oitavo.