Após intervalo de um ano fora da principal competição de futsal do Brasil, o Brasília Futsal comunicou nesta quarta (7), por meio de suas redes sociais, o retorno à Liga Nacional de Futsal (LNF) em 2023.

Em contato com a equipe do DF Sports +, o presidente do Brasília Futsal, Tiago Fernandes, explicou a decisão do retorno do time à competição. “É um desejo que eu tenho por ter o Brasília Futsal. Esse projeto merece estar no cenário nacional e internacional, representar a capital federal e todos os nossos parceiros, além do patrocinador master (BRB). E não pretendemos mais sair da LNF enquanto eu estiver com a equipe”, afirmou.

Segundo o dirigente, “a expectativa é a melhor possível para retornar muito bem na LNF. Estamos nos preparando para ter um excelente time, para brigar sempre na ponta da tabela e conquistar títulos, com uma comissão técnica muito bem capacitada e um elenco jovem, com boa bagagem no futsal nacional. Temos o desejo de ganhar.”

Tiago ainda afirmou que faz parte do planejamento manter Fabinho como treinador. O supervisor Marcelo Laitano, que esteve no projeto em 2020 e 2021 volta à equipe de futsal após uma passagem pelo Brasília Basquete. Para a montagem do elenco, o dirigente disse as negociações já estão em andamento.

Em sua última participação na competição, em 2021, o Brasília terminou na 21ª posição entre 23 clubes. Para a edição 2023, a LNF já confirmou a presença de 24 times. O formato de disputa terá as equipes se enfrentando, todos contra todos, em turno único, classificando os 16 melhores para os playoffs.

O Brasília será o único time fora do eixo Sul-Sudeste a participar da LNF em 2023. Para Tiago Fernandes, “é uma honra, mas estamos trabalhando para que não só o Brasília Futsal participe, mas que outras equipes possam se espelhar e buscar se estruturar para termos uma boa competição local e avançar na estruturação de competições, com mais apoio das TVs, rádios e imprensa no geral. Isso é uma felicidade imensa.”

Para a disputa da competição nacional, o Brasília Futsal cumpriu o regulamento da LNF e indicou dois ginásios para a temporada: o SESC, onde a equipe treina diariamente, e o Ginásio do Exército, onde pretende mandar todos os seus jogos em 2023.

Mesmo fora da LNF em 2022, o presidente do Brasília Futsal avaliou como positiva a temporada do azulão, especialmente pela conquista do Pan America em Mérida, no México. Tiago destacou ainda que o Brasília foi a única equipe do DF a ter um calendário cheio de janeiro a dezembro de 2022 e a trabalhar da base ao adulto em certames nacionais.

Ainda nesta temporada, o time segue na disputa do Campeonato Brasiliense, que dá vaga na Taça Brasil de Clubes 2023, e da Taça Brasília de Futsal, que garante lugar na Copa do Brasil do próximo ano. O azulão lidera as duas competições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *