Times do DF vão mal em ranking de público da Série D
O Campeonato Brasileiro da Série D já está na 10ª rodada da primeira fase. Até aqui, os dois representantes do Distrito Federal seguem na disputa por uma vaga entre os quatro melhores do grupo A5 e, consequentemente, à próxima fase da competição. No entanto, Brasiliense e Ceilândia estão muito atrás quando o assunto é presença de torcida. Até o fim da nona rodada, as duas equipes ocupavam a 35ª e 56ª posição, respectivamente, de um total de 64 times no ranking de público.
Ainda fora do G4 e com o treinador Luis dos Reis como interino, o Brasiliense disputou quatro de suas 10 partidas como mandante. Porém, ainda cumprindo punição relativa à invasão de campo contra o Nova Venécia na Série D de 2022, o Jacaré só pôde contar com o apoio de seus adaptos na arquibancada nos dois últimos jogos disputados no Serejão, contra Iporá-GO e União Rondonópolis-MT.
Somando os dois embates, o time amarelo tem média de 306 pessoas por jogo na arquibancada, com o total de 612 espectadores até aqui. Em contato com a equipe do DF Esportes, a diretoria do Brasiliense ressaltou que “é nítida a diferença de desempenho do nosso time com a presença da torcida. Ela (a torcida) é o nosso 12° jogador, que empurra o time para frente e cobra um desempenho melhor. Isso vai ser muito importante para essa nossa sequência de jogos em casa, na busca pela classificação”.
Infelizmente, hoje, o Brasiliense está devendo para a torcida um desempenho melhor em campo. Isso é cobrado e treinado todos os dias. Acreditamos que, com uma boa sequência de bons jogos e vitórias, juntamente com a reativação da base que ocorreu este ano, nosso torcedor terá o prazer de voltar ao estádio.
Um dos quatro times ainda invictos na competição, o Ceilândia é o segundo colocado do grupo A5. Apesar de ter disputado cinco partidas como anfitrião, até a nona rodada, o Gato Preto tem média menor que o rival local, 99 pessoas por jogo. Pesou contra o Ceilândia o fato de ter recebido duas partidas no estádio Abadião em dias úteis no horário da tarde.
Porém, no clássico candango da 10ª rodada, o time teve seu maior público, 376 pagantes, o que eleva a média para mais de 145 pessoas. O público total da equipe alvinegra é de 872 pagantes, incluindo o confronto contra o Brasiliense.
Outro agravante para os clubes do DF é o fato de os estádios locais não poderem receber torcidas visitantes em razão de laudos das autoridades de segurança pública. A presença das duas torcidas certamente elevaria o número de pessoas presentes nos jogos.
O DF Esportes entrou em contato também com a assessoria do Ceilândia para saber a posição do clube sobre a presença da torcida até aqui e se há um planejamento para atrair mais adeptos aos jogos em casa. Até o fechamento desta matéria, não houve resposta, mas o espaço segue aberto.
Para efeito de comparação, a maior média de público do Brasileirão Série D 2023 é do Santa Cruz-PE, que tem 15.582 pessoas por partida, segundo dados do site rankingcbf.com.br. Veja abaixo a lista com as 10 melhores médias de público da Série D 2023 até a 9ª rodada:
- 1. Santa Cruz-PE – 15.582 (5 jogos)
- 2. FC Cascavel-PR – 3.005 (5 jogos)
- 3. Maringá-PR – 2.744 (3 jogos)
- 4. Brasil-RS – 2.053 (1 jogo)
- 5. XV de Piracicaba-SP – 1.898 (3 jogos)
- 6. Anápolis-GO – 1.783 (5 jogos)
- 7. Ferroviário-CE – 1.635 (5 jogos)
- 8. Caxias-RS – 1.509 (4 jogos)
- 9. Ferroviária-SP – 1.470 (3 jogos)
- 10. ASA-AL – 1.230 (4 jogos)
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.
Se o Gama estivesse disputando a série D, e com a performance que o Ceilândia está tendo, certamente, jogando no Bezerrão, o Gama estaria entre os 3 clubes com mais presença de público.