Times do Distrito Federal sobressaem na Taça Paraná de Voleibol 2025

BSB TEC é campeão da Série Ouro Sub-17 masculino
A Taça Paraná de Voleibol 2025, realizada em São José dos Pinhais (PR) entre 26 de outubro e 1º de novembro, contou com a participação de diversas equipes do Distrito Federal. O grande destaque foi o BSB TEC, que conquistou o título da Série Ouro Sub-17 masculino, enquanto a equipe Brasília Vôlei garantiu um expressivo 4º lugar da Série Prata no Sub-17 feminino.
Realizado em dezenas de ginásios da região, a Taça Paraná se consolidou como uma das maiores competições de base da América Latina, reunindo centenas de equipes e cerca de 5 mil atletas das categorias Sub-13 ao Sub-19, naipe masculino e feminino. A presença das delegações do Distrito Federal confirma o investimento e a evolução da formação local.
A Taça Paraná é muito mais do que uma competição: é uma oportunidade para jovens atletas testarem seus limites, aprenderem com cada partida e construírem experiências que irão marcar suas carreiras. Entre equipes de todo o Brasil e da América Latina, os clubes do DF se destacaram, mostrando que talento, disciplina e união são ingredientes essenciais para grandes conquistas.
Segundo a campeã olímpica de vôlei e senadora Leila, a força da base do DF é inquestionável: “Que orgulho deste trabalho do BSB TEC e de toda a dedicação dos meninos, comissão técnica e familiares. Um resultado construído com o empenho de muitas mãos, de anos de trabalho. Agora temos uma base consolidada e pronta para qualquer desafio.”
Já o treinador Adiel Carvalho da equipe campeã BSB TEC, em entrevista ao perfil @atletadabase, contou como foi o caminho até chegar ao pódio: “Foi uma competição onde a superação e a resiliência foram fatores decisivos para o sucesso. Começamos com uma derrota por 3×0 frente à forte equipe do Elase, mas onde jogamos de igual e perdemos porque tivemos chances de decidir os dois últimos sets e não decidimos. A partir dali eu já enxergava que nossos atletas podiam ir muito longe e o maior adversário deles eram eles próprios: dúvidas, insegurança e ansiedade. Trabalhamos muito em cima disso e os resultados foram aparecendo e terminamos jogando em uma regularidade e determinação incrível! Estou muito feliz!”
Para os familiares e pais que puderam acompanhar seus filhos e filhas na competição do Paraná, a experiência revelou a importância dessa rede de proteção e cuidado com os atletas em formação. Cristiane, mãe do atleta Caio Sette (ponteiro campeão pelo BSB TEC) afirmou: “Participar da Taça Paraná, junto com nossos meninos, foi realmente incrível! Poder acompanhar a evolução deles e o crescimento a cada jogo nos fez acreditar, ainda mais, que estamos no caminho certo! Certamente o apoio e a torcida das famílias faz muita diferença no atingimento dos objetivos de cada um ali! Foi lindo, histórico!!! Parabéns à equipe, à comissão técnica e ao BSBTEC!”
Não importam os resultados, mas sim dar valor ao processo para se chegar a boas estatísticas no jogo, pois assim o atleta diminui sua ansiedade, aumenta sua confiança no trabalho coletivo e individual e dá um sentido de pertencimento aguerrido à camisa que o ele está defendendo.
Destaques das equipes do Distrito Federal
BSB TEC – Sub-17 Masculino
O time masculino Sub-17 do BSB TEC brilhou e conquistou a taça da Série Ouro, sendo apontado como o melhor time da América Latina na categoria. Mais do que um título, essa vitória é resultado de meses de treinamento, dedicação e superação de desafios. E ainda teve prêmio individual: o atleta Felipe do BSB TEC foi eleito o melhor libero da competição. Para o voleibol do DF, a conquista é um marco: demonstra competitividade nacional e a capacidade de formar atletas de alto rendimento na base.
Brasília Vôlei – Sub-17 Feminino
A equipe do Brasília Vôlei também teve papel relevante: no Sub-17 feminino a equipe alcançou o 4º lugar da série prata, ficando entre as melhores do torneio e mostrando consistência nas disputas em um torneio de alto nível técnico.
Iate Clube de Brasília – Sub-17 Feminino
O Iate Clube de Brasília também representou a capital com garra e espírito esportivo, encerrando sua participação em 8º lugar na Série Bronze. A equipe vem consolidando um trabalho sólido na base, incentivando o crescimento de novos talentos.
Brasília Vôlei – Sub-19 Masculino e feminino
Dentre 28 equipes, o Sub-19 feminino alcançou o 7º lugar na Série Ouro, confirmando sua presença entre os grandes nomes da categoria. Já no masculino, o Brasília Vôlei terminou em 16º lugar na Série Prata, em jogos de altíssimo nível.
Mais Vôlei – DF Sub 19 Feminino
Dentre 28 equipes, o Mais Vôlei brilhou na Série Prata Sub-19 feminina, conquistando um expressivo 4º lugar. Com excelente desempenho, entre os melhores da Série Prata, a equipe superou desafios e marcou seu lugar na competição.
Contexto e próximos passos
A Taça Paraná funciona como vitrine para jovens atletas. A exposição em torneios desse porte, além de promover desenvolvimento pessoal, os atletas podem ser observados por olheiros, clubes formadores e federações. Recomenda-se que os clubes participantes do torneio publiquem boletins pós-competição (resultados completos, estatísticas e destaques individuais) para dar visibilidade ao trabalho executado.
Além disso, é necessário ampliar as formas de apoiar os clubes formadores de atletas, seja por meio da iniciativa privada como foi o caso da equipe BSB TEC, ou por fomento de verba pública (distrital oun federal). O futuro e o presente do voleibol se fazem agora. Afinal, para se construir um cenário esportivo de alto rendimento no centro do país é preciso fazer muito mais do que tudo que já se faz. Apoiar os clubes formadores e projetos sociais esportivos é somente o primeiro passo, é necessário dar condições de trabalho aos multiprofissionais do esporte: treinadores, fisioterapeutas, psicólogos do esporte, preparadores físicos, coordenadores técnicos, entre outros. O apoio aos atletas da base deve ser uma política pública para transformação social.
Mais do que resultados, a Taça Paraná 2025 mostrou a força do trabalho de base e o potencial de jovens atletas do DF. Cada ponto, cada saque e cada defesa foram construídos com esforço, dedicação e paixão pelo voleibol. Esses times inspiram novas gerações e reforçam que, com apoio, treinamento, união e coragem, é possível chegar longe — e o futuro do voleibol brasileiro promete ser brilhante, e ele tem já seu novo cenário: o DF.
*Matéria de Eloisa Cunha – perfil @atletadabase
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.







Parabéns para a equipe do BSB TEC!
A força do coletivo fazendo a diferença.
Parabéns para todos os atletas, pais e equipes. Foi uma experiência linda e emocionante.
Foi emocionante ver os meninos do BSBTEC alcançarem essa conquista!!!
Parabéns!!!