Liga oficial do Campeonato Brasileiro de Basquete, o Novo Basquete Brasil (NBB Caixa) já tem data e hora definidas para fazer a bola subir novamente. A temporada 2019/2020 se inicia no próximo dia 12 de outubro. Na última sexta-feira (13), a tabela de jogos foi divulgada pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Assim como na edição do ano anterior, fica ao encargo do Universo/Brasília representar o Distrito Federal.
Fórmula de disputa
A 12° edição do NBB Caixa contará com 16 times, ao contrário da temporada 2018/2019, que teve 14 equipes. A única mudança na fórmula de disputa ocorreu na fase classificatória: após a concretização dos dois turnos, 12 equipes se classificarão para os playoffs e não 10.
O mata-mata segue o esquema que já é conhecido. As oitavas de final serão disputadas em uma melhor de três, com o segundo jogo e um possível terceiro na casa do time de melhor campanha. Nas quartas, a série seguirá o formato de melhor de cinco, com os jogos dois, três e cinco (se for o caso), na casa da equipe mais bem colocada.
Vale ressaltar que a Copa Super 8 foi mantida. O torneio é uma disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB. O campeão tem direito a uma vaga na principal competição do continente, a Champions League Américas, da Federação Internacional de Basquete (FIBA).
Universo/Brasília
Na temporada anterior, o Universo/Brasília terminou a fase classificatória na 10° colocação, vindo a ser eliminado pelo Corinthians na oitavas de final. Apesar de ter sido o último colocado, a equipe teve boas atuações no fim da competição e fez jogo duro com os paulistas, perdendo a série por 2 x 1.
O encaixe na temporada passada permitiu que, para neste ano, o Universo aposte sequência de trabalho. Boa parte do elenco ficou na capital federal, além do treinador André Germano e o auxiliar-técnico Ricardo Oliveira.
Apesar de a base ter sido mantida, alguns atletas deixaram a equipe, como o ala americano Zack Graham, segundo maior cestinha do NBB Caixa 2018/19. Em contrapartida, o Universo anunciou cinco reforços. São eles:
- Gabriel – ex Vasco (armador)
- Luc – ex CB Conejero (ala)
- Gui Bento – ex Corinthians (ala)
- Zé Carlos – ex Mogi (ala/pivô)
- Bruno Fiorotto – ex Solar Cearense (pivô)
A primeira partida do Universo será no dia 16 de outubro, às 20h15, diante do Botafogo, no Ginásio da Asceb.
Pra cima deles Universo, bora bora !!