Trio do DF se destaca em uma das melhores campanhas do Goiás na Copinha
A equipe do Goiás fez história mais uma vez na Copinha. A equipe chegou até a semifinal desta edição e acabou sendo derrotada pelo Palmeiras, favorito ao título, por 2 a 1, tendo jogado melhor em boa parte do jogo. Foi a segunda melhor campanha da história do clube, a melhor aconteceu em 2013 quando o clube foi finalista e vice campeão.
E, no time que fez essa grande campanha, três nomes de atletas que começaram no Distrito Federal se destacam: a dupla de zagueiros Nolasco e Luis Mina e também o meia atacante Andrey Lima.
O DF Esportes conta pra você um pouco mais sobre os três jovens talentos que chegaram tão longe na competição.
Nolasco
Natural de Imperatriz-MA, Nolasco se mudou ainda bem pequeno para Luziânia, devido ao trabalho dos pais. Curiosamente, o atleta se destacou primeiro em outro esporte, o Judô, onde chegou a ganhar um torneio da modalidade no Distrito Federal.
O futebol apareceu na sua vida aos seis anos, influenciado por seus amigos que sempre praticavam. Aos 11 anos passou a treinar na Brasília Futebol Academia (BFA), onde começou jogando como centroavante, como conta o professor Écio, que o acompanhou desde pequeno. “Ele chegou pra nós atuando no ataque, mas tinha um bom porte físico e ajudava na marcação, e então numa competição que precisávamos ele passou a ser zagueiro e de lá não saiu mais, sempre jogando muito bem”, diz ele.
Ele passou a se destacar nas categorias que disputava, chegando a ter chances em avaliações com algumas equipes, como o Fluminense-RJ, porém, sem sucesso.
Mas, aos 14, surgiu mais uma boa oportunidade que mudou a vida do atleta. Realizou duas avaliações no Goiás e foi aprovado, e já chegou com o status de titular para a Copa Votorantim Sub 15. Nolasco conta como essa oportunidade mudou a sua vida. “Foi muito difícil esse período pois os meus pais estavam desempregados, eu não tinha muitas condições e ainda tinha que pagar um eletrocardiograma, mas olhando tudo que aconteceu, vejo hoje que esse esforço valeu muito a pena”, comenta.
Nolasco teve grande destaque no título Sub 17 com o Goiás, além da boa atuação como zagueiro, mostrou que seguia com faro de gol, tendo marcado quatro gols na competição. Em 2020 ele subiu ao Sub 20 da equipe e desde o início conquistou a titularidade, mesmo tendo três anos a menos que a idade limite da categoria.
Luis Mina
O zagueiro é um ano mais velho que Nolasco, nascido em 2003. Começou a atuar no futebol treinando na escolinha do Professor Paulão, a Multimarcas, que fica em Taguatinga Norte e também tem tido um grande potencial de revelar atletas. Um dos seus sócios proprietários é o observador técnico do Internacional-RS, Vinicius Gabriel, que além de possuir as licenças B e C da CBF também tem o curso de analista de desempenho pela entidade.
Luis Mina sempre foi um jogador que atuou em várias posições defensivas, seja como volante ou lateral também, algo que a própria escolinha tem como prioridade, pois ajuda no crescimento do jogador e também por que hoje os jogadores polivalentes, que jogam em mais de uma posição, tem sido mais procurados.
Ele chegou a escolinha com 9 anos, em 2013. Após ter boas atuações em competições com a escolinha, teve em 2017 a grande chance da vida, uma avaliação no Goiás. A princípio somente seu companheiro de zaga e outros atletas iriam fazer os testes, mas o Goiás abriu mais uma vaga e ele conseguiu ser encaixado pra poder tentar ter sucesso e ir pra equipe
Mina teve o apoio do pai de outro atleta pra poder conseguir ir a peneira. Ele foi bem apertado em um carro pra Goiânia com os outros jovens, ficou em uma semana de avaliação e conseguiu a aprovação.
Luis Mina atualmente coleciona quase 100 jogos com a camisa do Goiás, e junto a Nolasco se tornou um dos pilares defensivos da equipe, e também tem se destacado na frente. Seu melhor jogo na competição em termos ofensivos foi quando fez os dois gols da vitória por 2 a 1 do Goiás sobre o Fluminense-RJ.
Andrey Lima
Andrey é da geração 2003, e começou no Distrito Federal atuando na conhecida escolinha ASH 2 toques, dos treinadores irmãos Singo e Damião. Pela escolinha, chegou a jogar com outro destaque da Copinha, Arthur Souza, que hoje é um dos principais nomes da base do Corinthians-SP
Andrey se destacou e foi levado para testes na escolinha do Brasilis-SP, em 2018, onde passou por testes e se destacando, passou a atuar no time Paulista. Com as boas atuações foi contratado por empréstimo pelo Cruzeiro, chegando ao Goiás em 2020 para ser uma das referências ofensivas da equipe.
Na Copinha desse ano Andrey fez 7 jogos, deu duas assistências e fez 2 gols, mostrando sua importância no ataque do verdão.
Parabéns, este Andrey é um ótimo jogador, já é sucesso!