Você sabia que Brasília tem um atleta na calistenia que é o terceiro maior do mundo? O candango Lucas Lopes de Lima, mais conhecido como Tróia Lima, pratica o esporte desde os 18 anos, quando ainda servia o Exército Brasileiro.
Em 2014, começou a treinar profissionalmente. Dois anos depois, participou do Campeonato Strength Power Street Workout, o primeiro na modalidade de calistenia de rua. “Foi em 2016, aqui mesmo em Brasília, onde eu me tornei campeão nacional”, conta o atleta.
O título no torneio deu a Tróia uma vaga no Mundial de 2019, que foi disputado primeiro no Chile, onde ficou na quinta colocação, e em seguida na Rússia, conquistando o pódio na terceira posição. “A ficha demorou a cair. Representar Brasília, onde nasci, cresci e me desenvolvi, significou muito pra mim”, conta o atleta.
O mundial da Rússia deu a Tróia o status de nº 3 do mundo. O brasiliense só ficou atrás do polonês Daniel Lis e do russo Denis Saratov. Confira o ranking completo do Campeonato na categoria Men strength heavyweight:
- Denis Saratov (Russia) – 08:31:03
- Daniel Lis (Poland) – 09:74:12
- Lucas Lopes De Lima (Brazil) – 11:32:01
- Vadim Barisoks (Latvia) – 11:40:99
- Eduards Paskovs (Latvia) – 13:32:85
- Danijel Svec (Croatia) – 14:19:74

Além de manter o bom desempenho individualmente, Tróia também é fundador do grupo Calistenia Brasília, um dos maiores do Brasil, localizado no Parque de Águas Claras. Além disso, organiza competições e explica como elas funcionam:
“O Street Workout é dividido em três modalidades, o freestyle, que são manobras nas barras; o strength, que é o máximo de repetições de pull ups, push ups, flexões de braço, agachamento etc; e o power, que são três exercícios: pull up com carga, dips na barra paralela com carga e agachamento com carga.”
A rotina de Tróia é intensa. Por dia, o atleta treina de duas a três vezes, totalizando seis horas. As séries são divididas em musculação, mobilidade e flexibilidade.

No que diz respeito à modalidade, Tróia espera uma maior valorização dos atletas. “Espero que as pessoas que saem daqui possam representar da melhor forma, não só Brasília, mas principalmente o Brasil”.
Sobre o esporte
A modalidade de Calistenia consiste em repetições de exercícios com o peso do próprio corpo, que vão progredindo de acordo com a evolução de quem pratica. A modalidade proporciona um alto índice de queima calórica durante e depois do treino, definição muscular, melhora a postura, aumenta o condicionamento físico e flexibilidade.






