Depois de iniciarem a segunda fase com empates no dia 14, os alviverdes – candango e mineiro – Gama e Unaí se enfrentaram pela segunda rodada, no Abadião em busca dos três pontos. Atual campeão do Candangão, o Periquito não conseguiu se impor, levou um gol de pênalti, saiu derrotado e precisará vencer na última rodada para se classificar.

A partida foi fraca tecnicamente, com chances escassas, porém o Unaí foi superior na segunda etapa e aproveitou a penalidade a seus favor. Com a vitória, o Verdão da Serra disparou na chave e garante sua vaga nas semifinais com um empate contra o Luziânia – que ficou no 0x0 contra o Taguatinga – na terça-feira (20).

Periquito e TEC se enfrentarão no mesmo horário, se a equipe azul vencer está classificada, já o Gama dependerá de critérios de desempate  se os goianos vencerem, caso o Unaí garanta classificação, basta uma vitória ao Periquito.

A primeira etapa teve um início lento, e o Gama até assumiu um leve controle da partida, porém não conseguiu criar grandes chances de gol. O Unaí passou mais tempo marcando, mas teve a melhor oportunidade da parcial após um erro de Kasado, que resultou em finalização de Gabriel e grande defesa de Matheus. Sem mais emoções, os times foram zerados para o intervalo.

A metade final começou devagar também, porém os times conseguiram se soltar mais em campo e criar algumas chances, nada efetivo. O confronto esfriou novamente e voltou a melhorar apenas na reta final, com um pênalti marcado aos 35′, convertido por Romário. Depois o Gama correu atrás do empate, só que não conseguiu e o Unaí garantiu a vitória magra por 1×0.

Primeiro tempo

A partida começou devagar, truncada, com as equipes se estudando e sem criar chances de gol perigosas nos primeiros 10 minutos. O lance mais emocionante foi a favor do Gama, em uma cobrança de falta de longe que foi no meio do gol e defendida sem problemas pelo goleiro Lucão. Além disso, o zagueiro Juninho, do Unaí, se machucou em uma dividida e precisou ser substituído.

Aos 18′, o Periquito conseguiu descer pela direita, mas Lucão interviu com segurança em um chute cruzado. Os candangos dominavam a posse de bola, porém não chegaram mais perto do gol até a pausa para hidratação. Os mineiros corriam atrás dos adversários e só assustaram em um erro defensivo do Gama – sem chegar a concluir no gol.

Já com 36′ no relógio, Daniel Alagoano arriscou de longe e viu sua finalização sai acima da baliza de Lucão. A melhor chance aconteceu quatro minutos depois, quando o zagueiro Kasado se enrolou na saída de jogo, perdeu a posse pro Romário, que tocou no Hiwry. De calcanhar, o camisa 10 rolou para o Gabriel e o goleiro Matheus voou para fazer uma bela defesa, salvando o Gama.

O duelo voltou a ficar monótono, travado no meio campo e nenhuma outra oportunidade de gol ocorreu – o máximo que aconteceu foi um chute fraco do Ueslei, que saiu do lado da trave de Lucão – dessa forma, as equipes foram para o intervalo no 0x0.

Foto: Júlio César Silva

Segundo tempo

Os times voltaram sem modificações para a etapa final, que começou da mesma forma que a inicial. Aos 5′, Lila fez uma falta dura e o Unaí aproveitou para balançar a rede, porém o gol foi anulado por posição de impedimento do ataque mineiro. Cinco minutos depois, o Verdão da Serra teve outra infração a seu favor, no semi círculo da área gamense, mas Hiwry acertou a barreira.

O Gama continuou cometendo faltas e o Unaí desperdiçando chances. Aos 12′, foi Gabriel quem isolou na cobrança. A equipe visitante voltou melhor e dominava as ações do duelo. O jogo melhorou e o Gama ameaçou também, o lateral Ronaldo chegou no ataque e chutou de longe para defesa de Lucão. Na sequência, o lateral complementou de carrinho uma cobrança de escanteio, mas a bola foi para fora.

Quando parecia que ia pegar fogo, o jogo esfriou novamente, sem que as equipes criassem mais oportunidades. Após quase 20 minutos sem emoção, pênalti para o Unaí. Brendon recebeu em profundidade, Igor se perdeu e voou no corpo do atacante. Infração marcada, Romário foi para a cobrança, bateu no meio, fraco, Matheus quase defendeu com os pés, mas a bola entrou: 1×0 para os mineiros.

Depois de sofrer o gol, o Periquito tentou ir para cima, atrás do empate, mas parou na falta de qualidade ofensiva – um ataque foi parado por Lucão e outro foi desperdiçado. Apesar de pressionar bastante no final – com direito a grande defesa de Lucão em cabeceio perigoso – e ver Brendon ser expulso após o segundo amarelo, os candangos não conseguiram empatar e perderam para os mineiros por 1×0.

Ficha técnica

GAMA 0x1 UNAÍ

Campeonato Candango 2021 – Segunda Fase – Segunda Rodada
Estádio Abadião, Ceilândia, 17/04/2021, 15h30

Árbitro: Rodrigo Batista Raposo.
Assistente 1: Lehi Sousa Silva.
Assistente 2: Josieliton Silva Dos Santos.
Quarto Árbitro: Felipe Barbosa.
Inspetor: Rodrigo Paulino de Souza.
Delegado: Cleiton Pereira de Souza.

Gama

Matheus; Ronaldo (Ramiro), Kasado, Igor e João Gabriel; Filipe Werley, Matheus Lira (Fernandinho) e Lila (Igor Paim); Ueslei (Danielzinho), Daniel Alagoano e Caíque (Gaminha).
Técnico: Victor Santana.

Gols: não houve.
Cartões amarelos: Lila e Kasado.
Cartões vermelhos: não houve.

Unaí

Lucão; Ezio, José Leandro, Juninho (Felipe) e Gelsinho; Hiago, Gabriel, Thiaguinho e Hiwry; Rafinha (Brendon) e Romário (Diego Clementino).
Técnico: Roberto Gaúcho.

Gol: Romário (81′).
Cartões amarelos: Hiago, Ézio, Romário, Rafinha e Diego.
Cartão vermelho: Brendon.

One thought on “Unaí vence e encaminha vaga na semifinal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *