No primeiro jogo após a pausa para a realização do Jogo das Estrelas, em Franca (SP), o Universo/Brasília não repetiu as boas atuações anteriores e amargou o segundo revés consecutivo no NBB 11. Jogando justamente no palco da partida festiva organizada pela Liga Nacional de Basquete, o Ginásio Pedrocão, o time brasiliense foi superado pelos donos da casa por 83 a 69 e agora acumula um retrospecto de cinco vitórias em 19 jogos.

O cestinha do Universo/Brasília foi o ala Arthur, autor de 15 pontos. Windi Graterol também se destacou, alcançando um duplo-duplo, com 12 pontos e dez rebotes. O Universo/Brasília não começou bem a partida desta segunda-feira. Com alguns equívocos na defesa, a equipe da capital federal chegou a estar 13 pontos atrás no marcador ainda no primeiro quarto.

Mesmo atrás, o time deu início a uma reação tardia na etapa inicial, mas nem os cinco pontos de Arthur no primeiro quarto foram suficientes para evitar que o Universo/Brasília perdesse o período inicial por 24 a 13. As dificuldades enfrentadas pelos brasilienses seguiram no segundo quarto. Sem encontrar uma forma de acertar a defesa e, com isso, ter tranquilidade no ataque, o Universo/Brasília seguiu esbarrando no time francano. Com Andrezão e Graterol anotando quatro pontos cada, os comandados de André Germano foram para os vestiários atrás por 18 pontos (44 a 26). 

A conversa durante o intervalo surtiu o efeito esperado e o Universo/Brasília voltou para a quadra do Pedrocão com outra intensidade. Acertando a defesa e trabalhando bem as posses de bola ofensivas, os visitantes entraram no jogo, chegando a cortar a diferença no marcador para apenas sete pontos a menos de um minuto para o fim do terceiro período. Graterol e Pedro Rava acertaram a mão no quarto, combinando para 13 pontos de 13 tentados, o que ajudou o Universo/Brasília a terminar o terceiro quarto perdendo por 62 a 50.

No quarto período, com o jogo em aberto, os brasilienses voltaram a cometer erros e permitiram que os francanos tomassem o controle do jogo. Com a vantagem consolidade, o Franca apenas administrou o placar e fechou a partida com vitória por 83 a 69. “Não conseguimos executar o nosso plano de jogo durante toda a partida. Vivemos bons momentos dentro do jogo, mas não conseguimos manter o ritmo e acabamos perdendo. Agora, vamos voltar ao trabalho e fazer um grande jogo na sexta-feira para nos recuperarmos no NBB”, sentenciou o ala Arthur, cestinha da partida. 

Como disse o camisa 4, o Universo/Brasília volta à quadra nesta sexta-feira (15). O time recebe o São José (SP), no Ginásio da ASCEB, às 20h.

Por Lucas Magalhães/Universo/Caixa/Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *