O Universo/Brasília não conseguiu chegar a dez vitórias no NBB 11 neste domingo (24). Jogando na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, o time brasiliense foi superado pelo Flamengo por 97 a 54 e segue com nove vitórias na competição. O cestinha do Universo/Brasília foi o armador Nezinho, autor de 13 pontos. Para a partida na capital fluminense, o time da capital federal não contou com Arthur e Zach Graham, poupados. Por outro lado, o técnico André Germano voltou a contar com o ala/pivô Ronald, liberado mais uma vez para atuar pela equipe brasiliense.
O time brasiliense não viveu um bom início de jogo na partida. A equipe não teve um bom aproveitamento nos arremessos de quadra e se perdeu nos erros cometidos em quadra. Prova do mau momento vivido pelo time brasiliense foi o tempo que o time demorou para engrenar foi o tempo que a equipe passou zerada: foram mais de três minutos e meio sem marcar um ponto sequer. Paulatinamente, o Universo/Brasília se encontrou em quadra, mas viu os donos da casa terminarem o primeiro quarto vencendo por 27 a 11.
A baixa pontuação também foi a marca do segundo período. Com apenas 30 pontos somados, o segundo quarto foi o menos emocionante da partida. Apesar de mostrar uma leve melhora em relação ao quarto de abertura do jogo, o Universo/Brasília não conseguiu fazer frente aos adversários. Mesmo com a boa apresentação de Nezinho, que anotou sete pontos apenas no segundo quarto, a equipe da capital federal foi para os vestiários atrás por 45 a 23. O intervalo não foi positivo para o Universo/Brasília, que voltou a apresentar dificuldades já no terceiro quarto. A equipe não conseguiu manter o aproveitamento nos arremessos de três pontos da parcial anterior, e viu os adversários trabalharem a vantagem conquistada ainda no primeiro tempo.
Nezinho, mais uma vez, bem que tentou, mas nem mesmo os seis pontos anotados pelo armador e capitão do Universo/Brasília foram suficientes para que os brasilienses encostassem no marcador. À vontade em quadra, o Flamengo terminou o terceiro quarto à frente no placar por 70 a 36. O quarto, e último, período foi o melhor ofensivamente do Universo/Brasília na partida. Com arremessos precisos do perímetro, o ala/armador Pedro Mendonça ajudou o time da capital federal a movimentar o ataque, mas nem mesmo os tiros calibrados do atleta brasiliense foram suficientes para que os visitantes conseguissem diminuir a vantagem conquistada pelos cariocas no decorrer do duelo.
Com tranquilidade, o Flamengo fechou a partida por 97 a 54, impondo aos brasilienses a pior derrota até o momento na competição. “Não contamos com o Arthur e o Zach hoje, mas quem perdeu foi o Universo/Brasília. O Flamengo fez uma grande partida e teve os méritos, por ter jogado em um ritmo diferente, de playoffs. Agora, vamos esquecer o que passou porque temos um jogo importantíssimo contra o Minas, já na terça-feira”, ponderou Nezinho após o fim da partida.
Como já avisou o capitão do time, o Universo/Brasília terá, na terça-feira (26), o último compromisso na primeira fase do NBB 11 diante do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG). A partida ganha ares de decisão porque, em caso de vitória, o Universo/Brasília pode ganhar posições importantes na tabela de classificação da competição.
Com informações da assessoria do Universo/Brasília