O Universo/Brasília voltou a jogar em casa, no Ginásio da ASCEB, na noite desta quinta-feira (19), depois de quatro jogos fora de casa pelo NBB. E a volta às quadras candangas aconteceu de maneira triunfal. O time brasiliense recebeu o Corinthians e venceu por 85×73 no Ginásio da ASCEB.

O Universo/Brasília entrou em quadra com o time que habitualmente tem iniciado as partidas: Gui Santos, Arthur, Ronald, Rafa Moreira e Nezinho. A primeira alterção na equipe aconteceu quando o técnico Ricardo Oliveira colocou Bruno Fiorotto no lugar de Rafa Moreira.
 
Fiorotto acabou pegando quatro rebotes no quarto. Outros destaques foram Arthur e Ronald, que fizeram quatro pontos, cada, e Nezinho, que deu cinco assistências. O primeiro período terminou favorável ao Corinthians: 23×17.

Já no segundo quarto, o Universo/Brasília apertou a marcação e, restando cinco minutos para o intervalo, a vantagem era de apenas dois pontos (25×27). Foi aí que começou a brilhar a estrela de Arthur Belchor. O ala anotou seis pontos no quarto e foi o destaque do time candango. Os dois times foram para os vestiários com o Corinthians vencendo por 37×30.

A volta do intervalo foi surpreendente por inúmeros fatores. O primeiro deles é que, restando um minuto e meio para o fim do período, Arthur acertou uma cesta de três pontos e virou o jogo para o Universo/Brasília (54×52) – no total, o camisa 4 do Universo/Brasília fez nove pontos. Nezinho e Bruno Fiorotto também contribuíram para a virada candanga, anotando seis pontos, cada. O terceiro quarto foi vencido pelo Universo/Brasília por 26×20. No entanto, a vantagem ainda era paulista: 57×56 para o Corinthians.

O último período foi emocionante para quem estava no Ginásio da ASCEB incentivando o Universo/Brasília e para o ala/armador Gui Santos. O camisa 3 chamou a responsabilidade e anotou incríveis 17 pontos e dois rebotes no quarto período. A distância foi aumentando e o Universo/Brasília apenas controlou as ações para confirmar a vitória por 85×73.

“Isso é fruto do time todo. Soubemos jogar coletivamente e exploramos isso. Quem estiver bem em quadra, a gente tem que procurar explorar ao máximo. Precisávamos desse gás e conseguimos. Nos empenhamos bem essa semana, todo mundo se uniu e soubemos sair dessa sequência ruim de derrotas. A defesa é um dos nossos pontos fortes, pois os jogos que perdemos, fizemos uma defesa ruim e a vitória de hoje foi boa pois resgatamos a nossa defesa e ajudou a fazer mais pontos de contra-ataque”, analisou o ala/armador Gui Santos.

“Eles cumpriram a nossa meta defensiva. Precisávamos ter calma para atacar melhor. A nossa motivação de – e a de todo jogador – é vir jogar basquete, ter o prazer, e eu tenho, juntamente com eles, esse prazer de vir aqui e realizar partidas como essa. Só tenho a agradecer a Brasília, ao Governo de Brasília, ao BRB e ao Compete Brasília pelo apoio que tem nos dado. Nós estamos, com todas as dificuldades, superando um time com quatro, cinco vezes o valor do nosso orçamento”, ressaltou o técnico do Universo/Brasília, Ricardo Oliveira.

O cestinha da partida foi Gui Santos, que anotou 23 pontos. Outros destaques foram Arthur, com 22 pontos, Nezinho, com 15 pontos e 11 assistências – anotando um duplo-duplo –, e Bruno Fiorotto, com nove pontos e nove rebotes. O maior pontuador do Corinthians foi Nesbitt, com 20 pontos.

Com a vitória desta quinta-feira, o Universo/Brasília voltou ao grupo dos 12 times que se garantem nos playoffs do Novo Basquete Brasil. A equipe brasiliense está na décima segunda posição, com 38,5% de aproveitamento.
O Universo/Brasília volta às quadras neste sábado (21), às 17h, quando enfrenta o Pinheiros, no Ginásio da ASCEB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *