O Universo/Brasília conquistou, na noite desta terça-feira (26), uma importante vitória no NBB 11. Atuando fora de casa, em Belo Horizonte (MG), a equipe da capital federal bateu o Minas Tênis Clube (MG) por 74 a 68.
Com o resultado, o time brasiliense chegou a dez triunfos na competição e, de quebra, subiu uma posição na tabela de classificação da competição, terminando a primeira fase no 10º lugar. Nas oitavas de final do NBB 11, o Universo/Brasília enfrentará o Corinthians (SP). A primeira partida ocorre em Brasília, já neste sábado (30), às 14h.
O cestinha do Universo/Brasília no duelo foi o pivô venezuelano Windi Graterol, que alcançou o duplo-duplo no duelo, terminando o jogo com 15 pontos e 11 rebotes. Quem também se destacou foi o armador Nezinho, outro que deixou a quadra com um duplo-duplo: 10 pontos e incríveis 14 assistências.
Mesmo jogando longe do Ginásio da ASCEB, o Universo/Brasília se sentiu em casa na Arena Minas. Com grande atuação coletiva – destaque para os sete rebotes apanhados pelo pivô venezuelano Windi Graterol (quatro deles ofensivos), e para os seis pontos convertidos pelo armador e capitão do time, Nezinho, os visitantes terminaram o quarto inicial à frente no placar por 24 a 18.
Na volta para o segundo quarto, o Universo/Brasília manteve o domínio em quadra. O Minas Tênis Clube até esboçou uma reação e o jogo ficou nervoso, com Nezinho cometendo uma falta técnica. Mesmo com o crescimento dos donos da casa em quadra, o time da capital federal não se perdeu, e sequer deixou que os minastenistas empatassem a partida. Com a defesa ajustada, o Universo/Brasília foi para os vestiários vencendo por 38 a 33.
O terceiro quarto trouxe mais emoção ao jogo. Diferente de outras partidas, em que o Universo/Brasília voltou mal do intervalo, o time brasiliense não deixou que os donos da casa se sobressaíssem em quadra. O Minas Tênis Clube até esboçou uma reação, a exemplo do que ocorrera na parcial anterior, mas o Universo/Brasília, mais uma vez, controlou as ações e, apesar dos mineiros terem empatado o confronto em mais de uma oportunidade, os brasilienses souberam controlar o nervosismo e o placar parcial ao final do terceiro período apontava empate em 56 pontos.
O Universo/Brasília fez um quarto período irretocável. Com a defesa sufocando as principais armas ofensivas do Minas Tênis Clube, a equipe da capital federal não deu chances para os donos da casa que, mesmo apoiados pela torcida, não tiveram forças para reagir no fim do jogo e viram o Universo/Brasília vencer a partida por 74 a 68: “Foi um jogo pegado do início ao fim. A gente já sabia que seria assim. A gente vinha de uma derrota por um placar muito elástico então a gente sabia que precisava se recuperar para chegar com moral nos playoffs. Conseguimos uma vitória super importante fora de casa, contra um bom time, e agora vamos focar no Corinthians porque sábado já temos a primeira batalha”, sentenciou o ala/armador Pedro Mendonça.
Confira os jogos do Universo/Brasília nas oitavas de final do NBB 11:
– Jogo 1: dia 30/3, às 14h, no Ginásio da ASCEB.
– Jogo 2: dia 4/4, às 20h, no Ginásio Wlamir Marques, em SP
– Jogo 3: dia 6/4, às 21h, no Ginásio Wlamir Marques, em SP*
* Se necessário
Por Lucas Magalhães/ASCOM Universo/Caixa/Brasília