O Universo/Caixa/Brasília lutou até os últimos instantes diante do Mogi das Cruzes, mas não foi na noite desta sexta-feira (26) que a equipe brasiliense conseguiu sair de quadra com a primeira vitória no NBB 11. Jogando no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), o time da capital federal foi superado por 97 a 82 pelos donos da casa. O cestinha do Universo/Caixa/Brasília na partida foi Nezinho, que terminou o embate com 16 pontos.
O técnico André Germano promoveu mudanças no time titular em relação ao quinteto que saiu jogando nas três partidas anteriores. Na noite desta sexta-feira, saíram como titulares Nezinho, Pedro Mendonça, Zach Graham, Rafa Moreira e Windi Graterol. O Universo/Caixa/Brasília demorou a encontrar o melhor ritmo em quadra. Com isso, a equipe chegou a estar perdendo por 10 a 1. Mas a equipe conseguiu manter os ânimos sob controle para não só empatar a partida, mas tomar a dianteira nos instantes finais do primeiro período, que terminou com vantagem dos brasilienses por 26 a 24.
O jogo ganhou em emoção no segundo período. As duas equipes se mantiveram próximas no placar durante boa parte da segunda parcial. Ofensivamente, o destaque do Universo/Caixa/Brasília foi o ala Zach Graham, autor de cinco pontos no quarto. Além dele, outros três atletas contribuíram com três pontos cada. Mesmo com a equipe distribuindo bem a pontuação, o time brasiliense não conseguiu se manter na dianteira ao final do segundo período: os donos da casa foram para os vestiários em vantagem, vencendo por 51 a 44.
O Universo/Caixa/Brasília não conseguiu encontrar o melhor ritmo ofensivo na volta do intervalo. A equipe demorou a fazer melhores escolhas ofensivas, o que fez com que os comandados de André Germano ficassem atrás no placar. Mesmo em desvantagem, a equipe lutou durante toda a parcial para diminuir o prejuízo no marcador. Mais uma vez, quem se destacou ofensivamente foi Zach Graham que, assim como no segundo período, marcou cinco pontos. No placar geral da partida, os brasilienses viram os donos da casa abrirem 12 de vantagem ao final da parcial: 74 a 62.
No último período, por mais que os brasilienses lutassem e pontuassem, os donos da casa pareciam ter uma resposta para o que era apresentado em quadra pelos visitantes. Mesmo com toda a entrega, o Universo/Caixa/Brasília não conseguiu superar o Mogi das Cruzes e amargou o revés por 97 a 82. Foi o quarto insucesso da equipe na temporada.
“Tivemos uma sequência de jogos difícil nesse começo e vamos ter mais jogos difíceis. Já temos um jogo contra o Bauru pela frente e vamos trabalhar duro para nos recuperarmos o mais rápido possível. O time está trabalhando firme no nosso dia a dia e vamos conseguir essa vitória. Precisamos melhorar muito defensivamente, foi mais um jogo em que sofremos mais de 90 pontos”, lamentou o técnico André Germano.
Depois de duas partidas no estado de São Paulo, o Universo/Caixa/Brasília terá dois compromissos em casa na temporada. Nesta quarta-feira (31), a equipe brasiliense recebe o Bauru (SP), no primeiro jogo da temporada no Ginásio da ASCEB. A partida ocorre às 20h45, com transmissão do Twitter oficial do NBB.
Por Lucas Magalhães/ASCOM Universo/Caixa/Brasilia