Nascido em Planaltina-DF, Luís Henrique Castro, o LH, também conhecido como “o sem praia” – a modalidade é recheada de atletas que moram em cidades litorâneas – de 30 anos, estreará no torneio nesta sexta-feira (20) às 14h30 contra a Suíça, com transmissão ao vivo da Rede Globo e do SporTV. No início do mês, ele foi convocado para o plantel de 14 brasileiros que jogará o campeonato mundial de beach soccer de 19 a 29 de agosto, em Moscou, na Rússia.
O candango fez parte do selecionado canarinho que disputou as Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol de Areia, no Rio de Janeiro, entre 26 de junho e 4 de julho. Na ocasião, os brasileiros foram campeões invictos em cima do Uruguai e se garantiram no mundial que se iniciará na próxima sexta. O Brasil já foi nove vezes campeão das Eliminatórias e 14 da Copa do Mundo, sendo cinco desde que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) começou a organizar a competição.
LH, que atualmente joga no Luziânia-DF, começou a jogar futebol de areia em 2011, quando representou a seleção de Brasília no Campeonato, em Salvador. Ele também atuou pelos times amadores São Paulo, de Planaltina, Falange e Veneza. No profissional, ele atuou por Planaltina Beach Soccer, Aruc, Gama e Vasco, equipe pela qual foi campeão da Copa Libertadores da modalidade – com direito a dois gols na final contra o Cerro Porteño, do Paraguai – em 2019.
Com o destaque adquirido pelas boas atuações nas partidas pelo Luziânia no Brasileiro de Futebol de Areia 2020, “o sem praia” se tornou o primeiro brasiliense a jogar competições oficiais da modalidade quando participou das Eliminatórias. Agora também será o primeiro a disputar uma Copa do Mundo, com isso, ele mostra que, mesmo sem ser um estado litorâneo, o DF pode ter grandes jogadores no esporte.
Diferenças da modalidade
O beach soccer, o futebol de areia, além de ser disputado em outro tipo de terreno, apresenta outras mudanças essenciais em comparação ao tradicional futebol, disputado na grama: cinco jogadores de cada lado, substituições ilimitadas, três tempos de 12 minutos cronometrados (o tempo para quando a bola sai, assim como no futsal) e sem empates – caso a partida termine em igualdade, são disputados três minutos de prorrogação e, quando necessário, decisão por pênaltis.
Caminho do Brasil na Copa
Com 16 times divididos em quatro grupos, a Seleção Brasileira, que foi cabeça de chave no sorteio, caiu no grupo C, junto de Bielorrússia, El Salvador e Suíça, o adversário da estreia na sexta-feira (20). No domingo (22), os canarinhos enfrentarão El Salvador, às 13h, e a participação na fase de grupos se encerra contra os bielorrussos, na terça (24), às 14h30.
Os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final, caso o Brasil confirme o favoritismo, terá um confronto contra uma seleção do grupo D – provavelmente Uruguai ou Portugal, atual campeão – na quinta-feira (26). As semifinais serão no sábado (28), enquanto a disputa de terceiro lugar e a grande final ocorrerão no domingo (29).
Todos os jogos da Seleção Brasileira serão exibidos pela Globo e pelo SporTV, que também transmitirá as partidas de Portugal na fase de grupos. O duelo inaugural da competição será nesta quinta-feira (18), às 9h, entre Emirados Árabes Unidos e Taiti. Para LH, além do Brasil, os favoritos são Portugal, Espanha e os russos, anfitriões do torneio.
Convocados do Brasil
Goleiros
Bobô (Sampaio Corrêa-MA)
Mão (Anchieta-ES)
Rafa Padilha (Sporting Braga-POR)
Defensores
Antonio (Flamengo-RJ)
Catarino (Vasco da Gama-RJ)
Datinha (Sampaio Corrêa-MA)
Filipe (Flamengo-RJ)
Luís Henrique (Luziânia-DF)
Atacantes
Alisson (Boavista-RJ)
Edson Hulk (Corinthians-RN)
Lucão (Vasco da Gama-RJ)
Mauricinho (Vasco da Gama-RJ)
Rodrigo (Flamengo-RJ)
Zé Lucas (Anchieta-ES)
LH de Planaltina e Rodrigo, Antônio e Filipe do Mengo, tbem queridos aqui em Brasília. Isso é Brasil, bola pra frente????