Apesar de o calendário de competições para a temporada 2020, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na semana passada, não fazer menção à Copa Verde, o vice-presidente da entidade, Marcos Vicente, afirma que a competição será realizada, sim, no ano que vem. A ausência de informações sobre o torneio que engloba times das regiões Norte e Centro-Oeste e do Espírito Santo causou apreensão às equipes que se classificaram para a próxima edição do certame.
Além do fato de o calendário não falar nada sobre a Copa Verde, os clubes classificados rapidamente se lembraram da dificuldade que a CBF teve de fechar patrocínio para a edição de 2019, que chegou a ser dúvida. O vice-presidente da entidade mencionou isso antes de dar a certeza da competição no ano que vem:
“Nós tivemos uma dificuldade muito grande em fechar o patrocínio para a Copa Verde deste ano. Mas, com as possibilidades criadas pelas plataformas de streaming e da televisão aberta para transmissão dos jogos, agora temos condições de ter um patrocinador para o ano que vem. Ela não está no calendário, mas com certeza a Copa Verde acontecerá e será disputada em paralelo aos estaduais e ao início do Campeonato Brasileiro”, declara Vicente.
Apesar de nada estar confirmado, a declaração agrada os torcedores de Gama e Brasiliense. As duas equipes de maior torcida do Distrito Federal se classificaram à Copa Verde 2020 e contam com o torneio para enriquecer o calendário do ano que vem.
Copa Verde 2019
A Copa Verde 2019, que ainda está em disputa, não contou com subsídio financeiro da CBF para ser realizada. Por isso, alguns clubes desistiram de participar do campeonato.
Esta edição teve dois representantes do DF: Brasiliense e Sobradinho. O alvinegro bateu o Manaus na primeira fase e caiu nas oitavas de final diante do Remo, após vencer em casa por 1 x 0 e ser derrotado por 3 x 0 no Mangueirão. Já o Jacaré passou pelo Vitória-ES nos pênaltis, mas também caiu nas oitavas, quando perdeu por 4 x 1 para o Goiás.