Por José Gustavo Félix
Brasília está recebendo de forma inédita o Campeonato Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem. Nesta sexta-feira (30), o DF Sports+ foi ao clube Nipo, onde acontecem as competições, e acompanhou tudo de perto.
O diretor da Confederação Brasileira de Canoagem, Leonardo Maiola, fez um pequeno balanço dos dois primeiros dias de evento. “No geral está sendo bem positivo, um resultado muito satisfatório. Estamos conseguindo dar acesso a todas as pessoas, e isso é um dos grandes interesses: levar canoagem pra que todos possam assistir e participar. Estamos recebendo visitas de escolas, por exemplo”, comentou. “Estamos fazendo um evento para potencializar cada vez mais a canoagem em Brasília”, concluiu Maiola.
A escola Caseb visitou o evento. A professora Solange Soares e mais três alunos: Diego, Rebeca e Bruna. Eles falaram sobre a experiência de assistir de perto o campeonato.
A competição também contou com delegações de outros Estados do país, com competidores bem mais jovens. Conversamos com os gaúchos Luiz Gustavo e Isaias, de 14 e 15 anos, respectivamente. Ambos contaram como tem sido a experiência de competir longe de casa:
O campeonato também teve participação de atletas deficientes físicos, na modalidade da paracanoagem. Entrevistamos o treinador Victor Gomes e o atleta Luciano Pereira, que vai competir neste sábado (31) na modalidade de 500m.