Na noite desta quinta-feira (1º), os representantes do basquete do Distrito Federal no cenário nacional, BRBCARD/Brasília Búfalos e Cerrado Basquete, entraram em quadra pela segunda rodada da Liga Ouro 2018 – Segunda Divisão da modalidade no Brasil. Enquanto o Búfalos fez bonito e venceu o Brusque-SC por 76 x 60, o Cerrado foi derrotado pelo Blumenau-SC, por 89 x 48.
Depois de ambos saírem derrotados na primeira rodada, o Búfalos consegue o primeiro triunfo na competição e ocupa a terceira colocação na tabela de classificação. Com duas derrotas seguidas o Cerrado caiu para a sexta posição, entre os nove times que participam do campeonato.
Vitória maiúscula
O Brasília Búfalos conseguiu uma vitória ligeiramente fácil nesta quinta-feira contra o Brusque-SC, fora de casa. O destaque do time rubro foi o setor ofensivo, comandado pelo ala Henrique, de apenas 20 anos, que terminou a partida com 19 pontos. O quinteto titular foi formado por Henrique, Léo bispo, Léo Eltink, Bruno Felipe e Zé Mauro.
O Brusque saiu na frente com uma bola de três pontos de Luis. Mas o Búfalos deu a resposta da mesma maneira, quando Henrique acertou de fora do garrafão para o time rubro na noite. O primeiro quarto seguiu muito equilibrado, mas na reta final, os brasilienses tomaram a dianteira do placar.
No segundo período o time candango continuou com o alto aproveitamento ofensivo e a vantagem aumentou. Foram 30 pontos no segundo quarto e o placar anotava 25 x 51 no intervalo. Henrique fez 17 pontos apenas no primeiro tempo.
A segunda parte do jogo foi de alta voltagem. O time do treinador Breno Blassioli jogou com a vantagem de baixo dos braços. O Brusque tentou acelerar a partida para tirar a diferença e esboçar a reabilitação. No entanto, a jovem equipe brasiliense seguiu com o alto volume de jogo e não deixou a diferença no placar diminuir.
Mesmo com a média de idade de apenas 23 anos o Búfalos teve maturidade para suportar a pressão do time da casa e finalizar a partida com superioridade, sem sofrer sustos e finalizar o jogo com vitória por 16 pontos de diferença (60 x 76).
O Búfalos faz a estreia em casa na próxima quarta-feira, dia 7 de março, contra o UniFacisa-PB, às 20 horas no tradicional ginásio da AsCEB (904 Sul).
Derrota acachapante
Se do lado vermelho o ataque foi arrasador, do lado verde o setor ofensivo foi o principal problema na derrota diante do Blumenau-SC, por 89 x 48. O aproveitamento dos arremessos foi de apenas 24%. O maior pontuador do time da capital no jogo foi o ala Paulo, com 11 pontos. O Cerrado entrou em quadra com o quinteto formado por Paulo, Lima, Gabriel, Erik e Johnny.
Logo no início do jogo o Cerrado abriu 0 x 5, mas demonstrou muitas dificuldades de marcação. Foram 15 pontos consecutivos do time catarinense. O técnico Alexandre Viana pediu tempo para arrumar a defesa, mas as instruções não surtiram efeito. 21 x 12 para o Blumenau era o resultado no fim do primeiro quarto.
O início do segundo quarto foi muito promissor para o time alviverde e, em menos de dois minutos, a vantagem caiu para apenas um ponto. Foi o melhor momento dos candangos na partida. A partir daí a equipe parou de pontuar novamente e viu o time da casa abrir vantagem mais uma vez. Liderado por Lazzares e Semmke, o Blumenau foi para os vestiários vencendo por 40 x 21.
O segundo tempo continuou sob domínio do time blumenauense. Sem conseguir passar pela defesa adversária e com o próprio sistema defensivo batendo cabeça, o Cerrado viu a vantagem do Blumenau subir ainda mais e sequer conseguiu esboçar uma reação.
Nos últimos minutos de jogo o armador Boris perdeu a cabeça e empurrou o adversário. A falta foi interpretada como agressão pela arbitragem e o jogador brasiliense acabou expulso.
Para Alexandre Viana, técnico do Cerrado, o time cumpriu o plano de jogo proposto, mas o time pecou no grande número nos erros de finalização. “Fica difícil manter o jogo contra uma equipe forte sem pontuar. Não produzimos cestas e aí fica difícil de acompanhar”, declarou o treinador.
O Cerrado continua a peregrinação fora de casa e tenta a reabilitação contra o Londrina-PR, no interior paranaense, no próximo dia domingo, dia 4, às 11 horas.
Por Marcus Gomes