A duas rodadas para o final da primeira fase, Brasiliense encara adversários diretos pela classificação

Foto: Stefany Fernanda

As próximas duas semanas serão decisivas para o segundo maior campeão do DF. Após aplicar uma goleada histórica e se vingar da derrota sofrida para o Interporto-TO, o Brasiliense ainda não conseguiu voltar ao grupo das quatro equipes que se classificariam para a segunda fase da competição. Apesar de possuir melhor saldo de gols e o mesmo número de pontos do União Rondonópolis-MT (20), o Jacaré está abaixo do rival no critério número de vitórias (6 contra 5). Todas as equipes abaixo do Brasiliense na tabela já estão eliminadas e apenas cumprem tabela: Iporá-GO, Interporto-TO e Real Ariquemes-RO.

Muita coisa aconteceu no Brasiliense durante estas doze rodadas: troca de treinador, entra e sai de jogadores e rodízio no time titular explicam este momento do Jacaré na busca do tão sonhado acesso à série C em 2024. O sentimento é que ainda dá para conseguir este objetivo, mas que o time precisará mostrar muito mais do que vem apresentando diante das equipes que estão acima na classificação.

O Brasiliense terá pela frente duas equipes que brigam por classificação. Pega o terceiro colocado Anápolis-GO fora de casa, no interior goiano, e fecha a sua participação na primeira fase em casa diante do vice-líder CEOV Operário no Serejão. Na primeira fase, o Jacaré empatou com o Anápolis-GO (2×2 depois de começar perdendo por 2×0) jogando em casa, e venceu a equipe matogrossense em seus domínios (2×0). Analisando os adversários em seu momento atual, o Anápolis oscilou, mas jamais deixou de figurar no G-4 (chegou a liderar em alguns momentos). Já o Operário vem numa crescente. Começou mal a competição, mas vem evoluindo, à exemplo da vitória na rodada passada no clássico diante do União Rondonópolis.

Um fator importante que deixa o torcedor do time amarelo com mais confiança é o fator casa. Jogando no Serejão diante de sua torcida, o vice-campeão candango ainda não sofreu uma derrota sequer. Foram 3 empates e 3 vitórias, sendo que estas vitórias foram obtidas nas três últimas rodadas (3×0 sobre o União Rondonópolis, 5×1 diante do Real Ariquemes e 10×0 contra o Interporto), um aproveitamento de 67%.

A matemática para a classificação à segunda fase é simples. Duas vitórias nas duas últimas rodadas, classificam o Jacaré sem depender de outros resultados. Uma vitória só, combinada com uma vitória do Ceilândia diante do União Rondonópolis, deixa a decisão para a última rodada. Em caso de empate, a vida do Brasiliense ficará quase insustentável, já que o Jacaré tem o número de vitórias em seu desfavor, e seus adversários diretos encaram equipes que já foram eliminadas e apenas cumprem tabela.

Veja abaixo as partidas finais do Grupo A5 da série D e a classificação:

Fonte: CBF

Jogos (13ª Rodada)

  • Interporto-TO x Iporá-GO;
  • Operário-MT x Real Ariquemes-RO;
  • Anápolis-GO x Brasiliense;
  • Ceilândia x União Rondonópolis-MT;

Jogos (14ª Rodada)

  • Iporá-GO x Ceilândia;
  • Real Ariquemes-RO x Anápolis-GO;
  • Brasiliense x Operário-MT;
  • União Rondonópolis-MT x Interporto-TO;

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *