A primeira final a gente nunca esquece: como foi a primeira vez dos clubes do DF?
Neste sábado (8), Real Brasília e Brasiliense começam a decidir o Candangão Banco BRB 2023. Enquanto o Jacaré busca o seu 12º título e disputa sua sétima final consecutiva, os Leões do Planalto estreiam em uma final de campeonato da Série A.
O torneio, que chega a sua 48ª edição, teve diferentes formatos de disputa ao longo dos anos. Em muitos deles, inclusive, não houve uma final, mas sim uma fase decisiva, triangular, quadrangular, hexagonal… Até hoje, 11 times diferentes já disputaram finais do Candangão. Desses, apenas quatro conquistaram o título já na sua primeira final.
Veja quais foram os finalistas estreantes, os anos e adversário de cada um. Para este recorte, consideramos as finais disputadas desde 1976, ano da profissionalização definitiva do Campeonato do Distrito Federal. Os campeonato decididos em formatos diferentes da final entre duas equipes também não foram considerados.
Nas três primeiras edições da chamada era profissional, o campeonato foi decidido em fases finais com mais de dois times participantes na última etapa da competição. O Brasília conquistou os 3 títulos (1976 a 1978), tendo adversários diferentes.
1979 – Neste ano, foi disputada a primeira final entre duas equipes no campeonato do Distrito Federal. Enquanto o Brasília tentava seu quarto título, o Gama estreava em decisões. O alviverde venceu por 2 a 1 e levantou a taça pela primeira vez.
1982 – Após 3 anos, o campeonato voltou a ter uma final com participante inédito. O Guará era o desafiante da vez contra o Brasília e, apesar de conseguir dois empates, viu o Colorado conquistar o título pela quinta vez.
1985 – Pela primeira vez, dois times de cidades-satélite disputavam o título do Candangão. Taguatinga e Sobradinho estreavam em finais. O Leão levou a melhor e comemorou sua primeira conquista. Os dois times repetiram a final no ano seguinte, com novo triunfo do Sobradinho.
1988 – Neste ano, o campeão também foi um estreante em finais. Após dois empates contra o Guará na decisão, o Tiradentes, já extinto, conquistou seu único título por ter a melhor campanha geral da competição.
1999 – Demorou 11 anos para o que o campeoanto local voltasse a ter um novato em finais. Naquela edição, o Gama enfrentou o Dom Pedro II, clube que deu origem ao Real Brasília. Com duas vitórias, o Periquito frustrou as pretensões do “clube dos bombeiros”.
2000 – Um novo estreante surgiu neste ano. O Comercial, que depois viria a se chamar Clube Atlético Taguatinga, disputou a final contra o Gama e perdeu o título após duplo empate. Anos mais tarde, o time se fundiria ao Taguatinga Esporte Clube.
2001 – O estreante deste ano chegou para ficar. Em sua primeira participação na elite do futebol local, o Brasiliense já chegou à final e foi vice-campeão após duas derrotas para o Gama.
2010 – Após 9 anos, o campeonato do DF voltou a ser decidido em final entre duas equipes. O Brasiliense enfrentou o Ceilândia. Quem levou a melhor foi o estreante Gato Preto, que venceu o primeiro jogo por 3 a 1 e garantiu o título com empate no jogo da volta por 2 a 2.
2012 – O Ceilândia voltou a conquistar o título, mas o adversário, dessa vez, foi o Luziânia, que se tornou o primeiro time de fora do DF a disputar a final do torneio local. Com uma vitória para cada na decisão, a melhor campanha garantiu a taça para o alvinegro.
2023 – 11 anos depois, o Candangão volta a ter um estreante na final. O Real Brasília, criado em 2016 a partir do Dom Pedro II, decidirá o título contra o Brasiliense a partir deste sábado (8). O jogo de volta será no dia 15.
Veja a lista dos times que venceram sua primeira final:
- Gama (1979)
- Sobradinho (1985)
- Tiradentes (1988)
- Ceilândia (2010)
Times vice-campeões na primeira final:
- Brasília (1979)
- Guará (1982)
- Taguatinga (1985)
- Dom Pedro II (1999)
- Comercial (2000)
- Brasiliense (2001)
- Luziânia (2012)
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.