Pelo quinto ano consecutivo o grupo de ciclistas Gião mobiliza-se para realizar uma ação solidária de natal. Normalmente os integrantes do grupo escolhem comunidades carentes pelas quais passaram durante a realização de algum de seus pedais ao longo do ano. Definida a escolha contatam um representante da localidade, recebem as informações sobre o número e a idade das crianças e a partir de então iniciam sua campanha de arrecadação de bicicletas usadas, que são reformadas e em seguida se tornam o presente daquelas crianças.
Além de bicicletas, grupo de mountain bikers arrecada brinquedos, roupas e mantimentos para cerca de 45 crianças carentes. “Como pedalar é o nosso esporte e hobbie sempre tivemos muita alegria em proporcionar o encontro das crianças com a bicicleta, muitas vezes mais do que um brinquedo a bicicleta transforma a vida de uma pessoa, se transforma num esporte” explica Silvio Vieira, um dos fundadores e integrantes do Gião.
Mas, em 2017, a ação será um pouco diferente. Primeiro porque será para uma instituição e não uma comunidade, e ainda porque será no Distrito Federal. A escolha da creche da Vovó Luzimar se deu pela necessidade da nova creche, localizada na Estrutural e inaugurada há cerca de três meses, que abriga hoje cerca de 45 crianças. A creche sequer tem suas instalações físicas terminadas e conta com pouquíssimas condições de manutenção do espaço: tanto do ponto de vista de mantimentos básicos para alimentação quanto para limpeza e manutenção do local ainda precário.
Por isso, além das bicicletas, o grupo Gião vai presentear cada criança com um brinquedo, roupa e calçado. Mas isso não é o suficiente. “Vamos escolher as crianças pela idade e presenteá-los com um brinquedo e vestimenta, mas queremos promover neste final de ano uma melhoria nas condições da creche e das crianças que ficam lá, por isso estamos arrecadando alimentos, roupas, fraldas” explica Vieira. O grupo tem mobilizado pessoas que também possam colaborar doando materiais de construção.
O 5º Natal Solidário do Gião será realizado no dia 10 de dezembro, domingo, com um pedal que vai do Gama à Estrutural. Os doadores podem ir até lá participar da “confraternização” com as crianças. O Gama foi eleito ponto de partida do pedal pois é onde fica a loja de bicicletas que cuida da reforma das mesmas, de forma gratuita e também como ação social. “Quando em alguma das edições não conseguimos alcançar o número de bicicletas para a doação o empresário bancou, doando bicicletas” esclarece o ciclista.
Para participar da ação basta contatar integrantes do grupo e combinar a entrega, da bicicleta ou de outras doações. Bicicletas infantis são objetos que perdem a função porque as crianças crescem e elas deixam de servir, como explica a empresária Adriana Dias. “Neste ano doarei duas bicicletas que minhas filhas não usam mais e estavam guardadas sem uso. Fico feliz em saber que serão a alegria de outras crianças” explica a empresária.
Serviço:
Anote os contatos do Gião: 98604-0088 /98165-6075
Da Redação