Após Copa do Brasil, Copa Verde e Candangão, o Brasiliense, atual vice-campeão candango, vira definitivamente a chave e agora tenta a sua última cartada para elevar o futebol candango no cenário nacional ainda em 2018. Na tarde deste sábado (21), que inclusive é aniversário de Brasília, o Jacaré começa a saga para tentar subir à série C (terceira divisão nacional). Garantido no grupo A10, ao lado de Dom Bosco-MT, Iporá-GO e Corumbaense-MS, o time candango terá o seu primeiro desafio do grupo fora de casa, contra o Dom Bosco, que jogará a série D do Brasileirão pela primeira vez em sua história.

A partida acontecerá em uma arena de Copa do Mundo, que é a Arena Pantanal, às 16h, horário do Mato Grosso (17h, horário de Brasília). O estádio vem sendo utilizado pelo Dom Bosco durante o campeonato mato-grossense e agora será casa da equipe também na série D.

Retrospecto

Voltando a jogar uma competição nacional após quatro anos, o Brasiliense, tentará mudar a história, buscando o acesso, que quase veio, em sua última participação no ano de 2014. Ainda jogando no Serejão, o time candango estava fazendo uma grande campanha, até cair na fase de quartas de final para o Brasil de Pelotas, na decisão por pênaltis. Nesta ocasião, o Jacaré havia feito uma campanha de 6 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota, em 12 jogos disputados.

DOM BOSCO-MT

Primeiro clube do estado do Mato Grosso, criado em 1925, e segundo clube mais antigo do Centro-Oeste brasileiro, o Dom Bosco terá em 2018 a oportunidade de desfrutar uma competição nacional após vários anos ausente. Desde 1991 sem ganhar um título local, o Leão da Colina, mesmo assim, acabou assegurando a vaga na série D, por conta de um imbróglio judicial, que eliminou o União de Rondonópolis, pelo fato de terem escalado um jogador irregular no ano passado.

No início da temporada, o Dom Bosco disputou o campeonato local, mas acabou sendo eliminado nas quartas de final da competição para o Cuiabá. Agora, na série D, o foco é totalmente diferente, visando fazer sucesso na competição nacional.

Para a série D, a diretoria do Dom Bosco contratou e investiu para reforçar o elenco. Trouxe, do rebaixado Ação-MT, o zagueiro Jean, o lateral Erik e o meia Igor Vieira.  Já um dos maiores reforços foi o atacante Heltinho, que estava no União Rondonópolis. Os jogadores inclusive já são conhecidos pela torcida dom bosquina.

No comando técnico, Elias Rosa segue firme com a responsabilidade de conseguir como foco inicial uma classificação. Após o estadual, os trabalhos não pararam e a equipe treina diariamente para manter a melhor forma. A base do deverá ser a mesma usada no estadual, destacando principalmente dois jogadores: o volante Claudeci e o meia Deivisson.

BRASILIENSE

O vice-campeonato candango para o Sobradinho, semanas atrás, abalou o Brasiliense que, mesmo com o revés, está focado diretamente na série D, última competição da equipe no ano. Buscando impor o grande objetivo que é o acesso, e apesar do pouco tempo para a mudança de foco, o Jacaré manteve grande parte do elenco para a quarta divisão.

Buscando reforçar mais ainda o plantel e com poucos dias de preparação entre um campeonato e outro, o mercado do time movimentou e algumas contratações pontuais chegaram para estar a disposição no plantel do treinador Ailton Ferraz na competição nacional.

Com sete reforços em praticamente todos os setores do time, quatro jogadores chegaram visando ser destaque na equipe, como o lateral esquerdo Wellington Saci, o zagueiro Lúcio, o meia Erick Flores e o atacante, artilheiro do Candangão, Michel Platini.

Como alguns ainda estão em fase de adaptação, Ailton não terá todos os reforços para o duelo diante do Dom Bosco. Além da ausência de alguns reforços, jogadores como Wallace e Souza estão no departamento médico recuperando de lesão e Nunes acabou ganhando uma ‘folga’, para resolver assuntos pessoais. Esses não ganharam o “passaporte” rumo ao Mato Grosso.

A base da equipe deverá ser a mesma utilizada no Candangão, com mudanças em algumas peças, trabalhadas durante os treinamentos. As novidades deverão ser a entrada do lateral esquerdo Wellington Saci, que ficará com a vaga de Gerson, dispensado e do volante Thiago Pedra, que poderá ser encaixado no meio campo.

FICHA TÉCNICA

DOM BOSCO-MT X BRASILIENSE

Campeonato Brasileiro Série D 2018 – Grupo A10 – 1ª rodada

21/04/2018 – 17h

Arena Pantanal, Cuiabá-MT

Arbitro: Jânio Pires Gonçalves-TO

A1: Samuel Smith Nobrega da Silva-TO

A2: Fernando Gomes da Silva-TO

4º Árbitro: Luiz Paulo de Moura Pinheiro-MT

5º Árbitro: Rilmar Ribeiro Pinho-MT

DOM BOSCO-MT

Hailson; João Lenon, Bruno Felipe, Odail e Wilson; Claudeci, Profeta, Paulinho Mingau e Michel; Geilson e Pikachu.

Técnico: Elias Rosa

BRASILIENSE

Edmar Sucuri; Patrick, Badhuga, Welton Felipe e Wellington Saci; Radamés, Thiago Pedra, Gabriel e Filipe Cirne; Reinaldo e Luquinhas (Romarinho).

Técnico: Ailton Ferraz

Por Lucas Bolzan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *