O árbitro principal Marcello Rudá Costa e o árbitro assistente Milton Souza Alves foram os dois árbitros selecionados pela Comissão de Arbitragem do Distrito Federal para participar do Programa de Renovação de Arbitragem Brasileira (PRAB).
O programa é organizado desde 2016 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e é voltado para a capacitação de jovens árbitros que são escolhidos pelas Comissões de Arbitragem de cada estado, de acordo com o potencial visto em cada árbitro.
Completando 30 anos nesta terça (7), Marcello Rudá integra o quadro de árbitros da CBF desde 2019 e vem atuando em jogos da Série D, além do Brasileirão Feminino A1 e A2. A oportunidade de participar do Programa para Rudá foi classificada como inesquecível.
O PRAB foi uma experiência única na minha vida, especialmente na carreira como árbitro de futebol. Será lembrada para sempre por mim. Com certeza foi de um aprendizado sensacional. Os conhecimentos adquiridos foram nos mais diversos pilares, como técnicos, sociais, físicos e mentais. Muito feliz pela oportunidade, agradeço a comissão por ter me dado a confiança e fico ainda mais motivado a continuar firme em busca dos objetivos dentro da arbitragem.
Marcello Rudá
O agradecimento veio também por parte do assistente Milton Souza. “Foi uma grande experiência participar do PRAB, era o meu sonho. Com o bom desempenho que eu e Rudá sempre apresentamos aqui, fomos condecorados com esse curso, onde conseguimos ter também um grande desempenho. Foi um curso muito bom, com carga horária grande e trabalhamos com muito instrutores”, afirmou o jovem árbitro.
O curso promovido pela CBF aconteceu entre os dias 25 de novembro e 4 de dezembro em Águas de Lindoia, em São Paulo. Entre as atividades realizadas no período do curso estão classes práticas, debates com orientações, análise de vídeos, trabalhos em equipe e provas físicas e práticas.
VAR
Também durante a capacitação, os árbitros tiveram o primeiro contato com a ferramenta do árbitro de vídeo, o VAR, e apesar de ainda não poderem trabalhar dentro da cabine, já estão aptos a apitarem jogos com o auxílio da ferramenta.

Em vídeo publicado no site da CBF é possível acompanhar um pouco das orientações dadas aos árbitros e também vê-los botando em prática em jogos-treinos, e no caso do VAR, praticando com imagem de jogos gravados.