O esporte é um objeto relevante na vida cotidiana em qualquer faixa etária seja na infância ou até na terceira idade. A pratica traz enormes benefícios não só pelo lado da saúde e bem-estar, mas no pensamento de valores, principalmente na infância e adolescência, como ferramenta em busca de habilidades, coordenação motora, força e valores.
Na parte de inclusão social o esporte é um grande aliado, no combate preventivo contra as drogas, criminalidades, mas também trazendo disciplina, respeito e um futuro melhor. Arley Mourão é um cooperador na difusão das artes marciais como ferramenta de inclusão social, o professor de muay-thai vem fazendo um belo trabalho com adolescentes e jovens na cidade de São Sebastião.
O projeto Aroeira Thai idealizado por Arley, tem como maior objetivo transformar a vida de pessoas. Embora seja um grupo pequeno, hoje o projeto conta com 15 alunos, o programa vem fazendo a diferença na vida de adolescentes em umas das periferias mais violentas do Distrito Federal.
Segundo o mestre, a visão do projeto é trazer esperança e um futuro melhor “Meu maior título é realizar esse projeto. Onde tenho a oportunidade de tirar jovens das ruas, e dar credibilidade a eles, para formação de grandes homens tanto na vida quanto no esporte”, disse o professor.
O programa nasceu por acaso. Certo dia, Arley estava ensinando seus filhos no quintal de casa uma pessoa passou e achou interessante, surgindo à ideia de passar seus conhecimentos da arte marcial tailandesa para o público. Nesse tempo muitos passaram e não deram continuidade nas aulas, natural de todo projeto social. Mas o mestre Arley não desistiu e continuou firme na missão, foi nessas entradas e saídas que o professor conheceu jovens que estavam entrando na vida do crime.
NOCAUTE NA CRIMINALIDADE
Arley viu no esporte a oportunidade de mudar a vida desses adolescentes, assim como em diversas histórias em todo território nacional. O esporte tem o poder de escrever uma nova história e ser fundamental no rumo das pessoas, por meio da plausível iniciativa e atitude do professor, alguns jovens tiveram a oportunidade de um novo norte: “A maioria dos alunos estavam entrando na criminalidade. Graças ao projeto, hoje se formaram campeões “, disse Arley.
Com muita garra e superação o projeto Aroeira Thai está colhendo os frutos da dedicação do professor. Mesmo sem auxilio e estrutura, alunos do professor como os atletas Lucas e Vitor que, com toda dificuldade, vem conseguindo trazer vitórias e medalhas nos campeonatos disputados. “ Com todas as barreiras que enfrentamos a nossa equipe sempre consegue chegar no pódio” reforçou Arley.
EM BUSCA DE MEDALHAS
Os atletas do projeto vão em busca de mais títulos no esporte. A equipe vem treinando duro para o próximo compromisso, que é o Campeonato Goiano de Muay Thai realizado na capital goiana. Os atletas não tem apoio e esbarram na falta de recursos para compras de matérias e os custos das competições.
O professor sabe que viver do esporte no país é uma verdadeira luta, mas espera que alguém possa ajudar o projeto a dar continuidade em formar mais campeões, não somente da luta mas também da vida, “Mesmo com todos os empecilhos vamos continuar lutando os torneios. Espero que alguém olhe para o projeto e possam nos ajudar”, finalizou o professor.
Por Michael Nunes
Grande Leley! Esse é fera!! Todo sucesso pra vc!
Parabéns para você treinador. Você é um grande guerreiro e batalhador, continue lutando pelos seus objetivos, você está no caminho certo.
É um projeto excelente e tem ajudado muitas pessoas.
Velho Arley, parabéns pelo projeto irmão!
Sucesso para vc e toda equipe, que venham mais medalhas e reconhecimento deste belo trabalho!
Velho Arley, parabéns pelo projeto e por sua superação e de seus alunos! Que venham mais incentivos e medalhas para este digno grupo!
Parabéns Leley pelo ótimo trabalho junto as criança e adolescentes.
Continue sempre com esse projeto que ajuda muito as pessoas carentes de São Sebastião.
Parabéns amor, continue sempre assim com garra e força que vc vai longe, o seu projeto com certeza faz toda a diferença e vc vai longe.
Sabe que torço muito por voçê e pelos seus sonhos, com certeza seus objetivos serão alcançados.
Que venham muitas e muitas medalhas e eu sempre estarei aqui para te apoiar.
Eu fui o primeiro aluno desse projeto, infelizmente não pude dar continuidade, mas levo até hoje cmg os princípios que o esporte me ensinou, o conceito de família que a equipe me mostrou! Realmente o esporte muda a vida daqueles que querem mudança! Parabéns Arley pela iniciativa, parabéns família Aroeira, Sawadee !