Atacante nascido no Gama é o brasileiro com mais gols na temporada europeia
O DF segue revelando talentos para os grandes times do futebol brasileiro e europeu. Na atual temporada, o atacante nascido na capital federal, Igor Thiago, do Club Brugge-BEL é o artilheiro brasileiro da temporada 23/24 considerando todas as ligas europeias. Com apenas 22 anos, o candango seria convocado para a Seleção Olímpica, mas o clube belga acabou não liberando.
Também conhecido apenas como Thiago, o jogador que hoje brilha na Bélgica nasceu no Gama, mas crescei na Cidade Ocidental. Seus primeiros passos foram na cidade do Entorno do DF. Ele começou na escolinha do Grêmio Ocidental, do professor Sérgio Gonçalves. Hoje, o atleta ajuda financeiramente o projeto que o revelou.
Enquanto trilhava seu caminho no futebol, o jovem que perdeu o pai na infância teve que ajudar sua mãe no sustento da casa. Ao lado do seu irmão, Thiago trabalhou na feira, como servente de pedreiro e também como entregador de panfletos de supermercado.
Em 2018, após algumas peneiras feitas que não deram certo, Igor foi contratado para jogar pelo Sub-17 do Verê-PR e logo chamou atenção do Cruzeiro. Estreou em 2020 no profissional da Raposa, e caiu nas graças da torcida, sendo vendido logo em 2022, quando se tornou a primeira negociação do clube celeste como SAF. Com a camisa do time mineiro foram 11 gols e três assistências em 64 partidas.
Na sua chegada ao Ludogorets Razgrad, da Bulgária, o brasiliense estreou com o pé direito. O jogador conquistou tudo que tinha direito, foram duas Ligas nacionais, uma Taça e uma Supertaça. Além disso, Igor anotou 21 gols e sete assistências em 55 partidas, uma excelente média.
Chegada na Bélgica
A grande temporada fez o centroavante ser valorizado e após ser adquirido pelos búlgaros por apenas R$ 5 milhões, o Ludogorets conseguiu vendê-lo por 7,8 milhões de euros para o Club Brugge-BEL , cerca de R$ 40 milhões, valor oito vezes maior. Mais uma vez, Thiago mostrou o porquê do investimento e em sua estreia e já tem feito bonito na Bélgica, entregando 21 gols e cinco passes para gols em apenas 35 jogos.
Esses números o fazem o brasileiro com mais tentos anotados até então na temporada 23/24, na frente de nomes como os atacantes da Seleção Brasileira, Vinicius Júnior, Rodrygo e Richarlison. O artilheiro tem seis gols anotados na UEFA Conference League e está na briga pela artilharia da competição europeia e ajudou o Brugge a classificar para o mata-mata em grupo que tinha o Besiktas, da Turquia.
O atleta nascido no Gama quer seguir fazendo história no futebol europeu e quem sabe até defender a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Caso mantenha a sua boa fase, o próximo passo pode ser uma ida para as grandes ligas da Europa.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.