Firmino Rodrigues tem uma trajetória peculiar no handebol. Na infância, começou jogando basquete, mas a vida acabou o levando para outro esporte que utiliza as mãos. Segundo o mesmo, a chance ao esporte só veio por indicação de uma professora, que viu talento nele.

Graças a esse incentivo, Firmino começou no handebol ainda na fase escolar, e desde então vem conquistando prêmios. Hoje, com 46 anos, divide seu tempo como atleta e professor, e no começo deste mês, foi convocado para a Seleção Brasileira de Handebol Master, provando que a vida de um atleta não precisa acabar na juventude. 

A primeira morte do atleta é quando ele para de jogar. Eu consegui vencer essa primeira morte. Eu tenho 46 anos e venci essa fase.

Firmino Rodrigues

Seleção Brasileira

A convocação foi para a disputa da 1ª Copa América de Handebol, que aconteceu entre os dias 6 e 10 de abril em Viña Del Mar e Valparaíso, no Chile. Na ocasião, a Seleção Brasileira se tornou campeã na categoria 42+.

Em entrevista ao DFSports+, Firmino falou sobre a oportunidade de vestir a amarelinha na competição no Chile. “Tive a oportunidade de defender a Seleção Brasileira lá atrás, mas não consegui por diversas circunstâncias da vida. Ver onde cheguei agora é muito gratificante”, afirmou.

Além de levantar o troféu, a viagem ao Chile serviu também para fazer novas amizades. Ademais, o atleta falou sobre a oportunidade de representar o Brasil e ainda conseguir ser o grande campeão da competição.

Foto: Arquivo Pessoal

Firmino é pai de dois filhos, casado e treinador de handebol. Atualmente, trabalha apenas como técnico, estando á frente da equipe do Colégio Marista de Brasília e do CID (Centro de Iniciação Desportiva), projeto da Secretaria de Educação do DF.

Sua trajetória, assim como a da maioria dos meninos, começou no futebol. “Eu não era muito bom, então fui para o basquete, onde comecei a ter contato com o esporte com a mão”, afirmou Firmino. Então, seguindo ordens de seu pai, o atleta saiu do basquete, e viu o handebol como opção para seguir praticando esportes.

Firmino estudou no Centro de Ensino nº 1 do Núcleo Bandeirante, que na época tinha uma boa estrutura física para a prática esportiva. Mas no momento em que começava a se dedicar ao handebol, precisou parar por um tempo para ajudar a família, que tinha uma baixa condição financeira.

Eu estava prestes a ir disputar o Mundial de Handebol Júnior, no Catar, mas precisei arrumar um emprego para ajudar a minha família e acabei largando o esporte.

Firmino Rodrigues

Trajetória

Mas a vontade de estar nas quadras não desapareceu. Firmino teve a oportunidade de representar o DF em diversos campeonatos, inclusive na Seleção Estudantil, sem nunca largar os estudos.

Na sequência, vieram vários campeonatos brasileiros, conquistando outras taças para o Brasil. “Comecei a me destacar dentro do esporte, já em nível nacional, e assim, tive a primeira oportunidade de ser convocado para a Seleção com 17 anos, na época ainda na categoria Juvenil. Seria para jogar o Sul-Americano, mas a competição foi cancelada”, afirmou o atleta.

Firmino seguiu jogando e, aos 21 anos, teve uma nova oportunidade de jogar pela Seleção, dessa vez, na categoria Júnior. Vestindo a amarelinha, jogou o Sul-Americano e acabou vice-campeão.

Dentre as inúmeras conquistas realizadas nesses vários anos como jogador, Firmino lembra com carinho da Copa Mercosul, na época realizada no Rio Grande do Sul. “Nenhum time de fora do Sul e Sudeste tinha sido campeão até então, e nós saímos do Centro-Oeste para levantar a taça”, completou.

2 thoughts on “Atleta do DF é campeão pela Seleção Brasileira Master de Handebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *