Nesta quarta feira (02) se iniciarão as disputas pelas medalhas na Gymnasiade, este ano sediada no Marrocos. O evento, que é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) e é a maior competição multiesportiva escolar do planeta terra e apenas atletas de 13 a 17 anos podem participar. Em 2018 a competição ocorrerá nas cidades de Marrakesh e Casa Blanca e receberá jovens atletas de mais de 50 países. Na última edição, em 2017, sediada em Trabzon, na Turquia, o Brasil foi a seleção melhor qualificada na classificação geral da competição, além de ter sido a delegação com o maior número de atletas da edição.
Este ano, a delegação brasileira contará com 300 atletas representando 10 modalidades diferentes e, destes, 9 atletas e 1 treinador são de Brasília. Os atletas conseguiram vaga para disputar a competição durante a Seletiva Nacional, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Escolares (CBDE), que aconteceu em março deste ano na cidade de São Paulo. Os membros brasilienses são:
– Geovânia Marques Vieira – CEF 02 do Paranoá – Luta Olímpica;
– Ágata Ajá Lopes Silva – SEB Dínatos COC – Luta Olímpica;
– Fernanda Gomes Celidônio – Colégio La Salle Asa Sul – Natação;
– Cíntia Ellen Feliciano Avelino – CED 07 da Ceilândia – Atletismo;
– Aimê Louise Silva Lourenço – Centro Educacional Sigma Asa Norte – Natação;
– Emily Cristine Santos Costa – CEM 304 de Samambaia – Taekwondo;
– Sabrina da Silva Costa – CED 104 do Recanto das Emas – Atletismo;
– Ryan de Sousa Lima – CEF 602 do Recanto das Emas – Atletismo;
– Ana Luiza Dantas do Nascimento – CED 07 de Taguatinga – Atletismo;
– Manuel Evaristo Neto – Técnico – Atletismo.
Além dos atletas e do treinador, um outro representante do Distrito Federal é o professor Marcelo Ottoline, que além de técnico da equipe de Futebol de 5 da ABDV (Associação Brasiliense de Deficientes Visuais) vai a Gymnasiade como Auxiliar de Chefe de Delegação da seleção brasileira. Marcelo explica que cada modalidade possui um delegado que é um presidente de Federação Escolar Estatal. E ele auxilia a delegação junto de outros três presidentes estatais.
Marcelo conta que os jovens atletas estão animados para a competição: “A molecada está bastante ansiosa, bem como os professores. Todos estão muito animados. É uma oportunidade única de viajar para o exterior e conhecer novos países e culturas.” Explica o professor. Para ele, há importantes lições que ficam para os garotos: “O mais importante é a lição que fica disso tudo. É uma construção completa do que estudante, onde o menos importante são os resultados das competições, pois além disso, eles vão crescer como pessoas.” Marcelo explicou também o sentimento de representar o Brasil na Gymnasiade: “ Estou muito honrado e muito agradecido à CBDE pela confiança à nossa capital, afinal de contas nós temos 10 representantes diretamente participando das competições”. Concluí Ottoline.
As disputas da Gymnasiade começam neste dia 02 e vão até o dia 09 e o Brasil luta para permanecer como melhor colocado da história da competição. No ano passado, na Turquia, foram 128 medalhas conquistadas no final, sendo que 57 foram de ouro, 32 de prata e 39 de bronze.
Por Gabriel Felipe