Jovens atletas Sub-21 de Judô do Distrito Federal ganharam a chance de participar da seletiva para as Olimpíadas de 2024, que acontecerão em Paris, na França. A conquista da vaga veio no brasileiro Sub-21 da modalidade, onde todos os que conseguissem medalhas em suas categorias ganhariam o direito de participar das seletivas nacionais, que acontecerão no período de 13 a 18 de dezembro, em Pindamonhangaba-SP, sem limite de idade, somente separação por peso.

No feminino, a vaga veio para duas atletas, e uma delas com medalha de ouro. Bianca Reis conquistou o seu terceiro título de campeã brasileira de judô em sua categoria, até 57kg, com apenas 16 anos de idade. Bianca é da Academia Corpo Arte, que fica no Guará II, e venceu a competição após lutar quatro vezes e ganhar todas as lutas.

Bianca luta desde criança, e começou nas competições oficialmente somente em 2016, mas os grandes títulos vieram rapidamente. Em 2017, 2018 e 2019 ela conseguiu o tricampeonato Sul Americano, e quase repetiu também no Panamericano, onde foi campeã em 2017 e 2019. Em 2019 ela também foi campeão dos Jogos Escolares da Juventude.

Foto: Reprodução/Instagram

Bianca falou com exclusividade ao DF Sports+ sobre o título no brasileiro e as expectativas para a primeira seletiva que irá participar para as Olímpiadas. “Foi uma conquista muito importante e que me deixou muito feliz. Como a competição era uma categoria acima da minha, sabia que teria lutas difíceis e que as meninas seriam muito fortes. Estava ansiosa, confesso, mas também estava confiante porque treinei muito. Quando cheguei lá, dei meu máximo e consegui a vitória. Sobre as seletiva, vai ser minha primeira vez lutando essa competição, então vai ser um novo desafio. Se antes eu estava ansiosa para o Brasileiro Sub-21, para essa seletiva estou mais ainda, já que é na categoria adulto, ou seja, as melhores judocas do Brasil vão estar nessa competição. Estou na preparação diária para chegar lá e lutar com todas as minhas forças”, completou.

Quem também conquistou a vaga para as seletivas foi a judoca Paloma Santos, da categoria até 78kg, que treina na academia Espaço Marques e que conquistou a prata no Brasileiro Sub-21. Paloma tem 19 anos e também tem títulos importantes no seu currículo, em 2018 ficou em 3º lugar no Brasileiro Sub-18, já em 2019, teve um grande ano, vencendo o Regional Sub-18 e Sub-21, e conquistando um importante terceiro lugar nos jogos escolares da juventude.

Paloma também falou com exclusividade ao DF Sports+ sobre sua volta aos tatames e a expectativa para participar da seletiva. “Passei um ano sem pisar no tatame, a pandemia nos atrapalhou bastante, mas fiquei muito feliz de poder lutar no brasileiro Sub-21, uma sensação única, principalmente por conseguir ser vice campeã e poder disputar a seletiva. Irei treinar com toda garra e afinco pra fazer o meu melhor na seletiva e buscar a medalha de ouro”, disse ela.

Foto: Reprodução/Instagram

Pelo masculino, quatro atletas conseguiram a vaga pra seletiva, trazendo medalhas para o Distrito Federal, foram eles: Arthur Garcia, campeão na categoria até 90kg, Roger Pereira, terceiro colocado na categoria até 60kg, Ryan dos Santos, vice-campeão da categoria até 73kg e Marcelo Valadão, vice-campeão da categoria mais de 100kg

One thought on “Atletas do DF garantem vaga na seletiva para as Olimpíadas de Paris 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *