Atletas do DF são convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens

Foto: Reprodução/Instagram

Na última semana, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a convocação de atletas para a 5ª edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que será realizada em Bogotá, capital da Colômbia, entre os dias 2 e 12 de junho. Dentre os convocados estão oito do Distrito Federal, sendo sete representantes do Cetefe.

  • Ângelo Matheus – futebol Paralisandos Cerebrais (PC)
  • Gabriel Ângelo – futebol PC
  • Gabriel Melo – futebol PC
  • Grazielli Mendes – goalball
  • Eduardo Vasconcelos – bocha
  • João Pedro Cardoso – apoio bocha
  • Kemilly Vitória – goalball
  • Lucas Areken – goalball

Além das modalidades em que teremos representantes candangos, a competição terá também basquete em cadeira de rodas, futebol de cegos, halterofilismo, judô, tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e vôlei sentado. Natação e atletismo também terão provas, mas sem atletas brasileiros.

Diretor de Esportes de Alto Rendimento do CPB, Jonas Freire destacou que o Parapan de Jovens é a primeira oportunidade que muitas promessas paralímpicas têm de mostrar suas performances internacionalmente. “Vamos conseguir observar os desempenhos dos atletas brasileiros e compará-los com os dos competidores de outros países. Alguns dos nossos medalhistas paralímpicos começaram suas trajetórias nesta competição. Ela é de fundamental importância para o desenvolvimento do paradesporto nas Américas”, disse ele.

Eduardo, atleta de bocha convocado, começou na modalidade há oito anos, em 2015, e disse ter trabalhado duro e treinado muito para alcançar esse objetivo.

A expectativa é colocar em prática tudo que venho treinando. Com humildade, fazer bons jogos e conquistar medalha, mas acima disso, viso o ganho da experiência internacional.
Eduardo Vasconcelos

Para o atleta, a bocha se tornou profissão, terapia e a razão de viver. “Quando entro em quadra, sinto um mix de sentimentos, e isso é um combustível para a minha existência”, disse ele, que já ganhou medalhas em diversas competições de Brasília e também nacionais.

Foto: Arquivo Pessoal

Antes do Parapan, os atletas terão mais uma oportunidade de treino, já que no dia 20 de maio acontece o Festival Paralímpico Loterias Caixa, em parceria com a Associação do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE) e a Secretaria de Esporte e Lazer do DF. O evento será realizado no Centro Olímpico e Paralímpico do Gama, a partir das 9h.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *