Atletas do DF voltam à seleção de goalball após título Mundial

Gabriel Goulart (esquerda) e Mizael Castro Sousa (D) / Foto: Divulgação

Novato campeão na Espanha é mais um candango a ingressar na equipe nacional

Ainda com o sabor do inédito tricampeonato Mundial de goalball, conquistado no mês passado, em Portugal, a Seleção Brasileira volta aos trabalhos com foco nos compromissos da temporada. Nesta semana, a Confederação Paralímpica convocou atletas das equipes masculina e feminina para a primeira semana de treinamento, que ocorre em fevereiro. Entre os selecionados, três representantes do Distrito Federal, além do técnico Gabriel Goulart.

Quem se junta aos campeões é o jovem Mizael Castro Sousa, de 23 anos, da equipe do Capital-DF, que treina no Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião. No ano passado, o jogador chegou a participar do título mundial, mas fechou o ano com o ouro do Torneio Cidade de Barcelona, na Espanha, pelo sub-23. “É um jovem promissor e faz parte da nova geração do goalball nacional”, descreve Goulart, que treina o novato no time tricolor candango.

Além dele, André Claudio Botelhos Dantas, que estava no esquadrão campeão em Portugal e também defende as cores do Capital, segue para a preparação com o time verde e amarelo de 12 a 18 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

“A expectativa é chegar entre os seis primeiros para o Parapan, no Chile”, crava André. “Temos um grupo forte e que já está classificado para os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024. Isso nos dá mais confiança e motivação na preparação até a França”, complementa.

Entre as mulheres, além do técnico, Jéssica Gomes Vitorino, é mais uma atleta do Capital-DF convocada.

Os dois principais compromissos desta temporada são os Jogos Mundiais IBSA, agendados para agosto, em Birmingham (Inglaterra), e os Jogos Parapan-Americanos de Santiago (Chile), em novembro.

Na Inglaterra, como se trata de um torneio qualificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, apenas os países que ainda não confirmaram a vaga poderão disputar a competição. Por isso, o Brasil é representado somente pela seleção feminina, pois a masculina já garantiu a vaga com o título mundial. Nos Jogos Parapan-Americanos, o país conta com as duas equipes.

A base vem forte

Além de representantes no time principal, o Capital-DF teve jogadores da categoria de base chamados para integrar a seleção nacional. Além da treinadora Carol Lima, a confederação convocou Graziele Mendes Marques, de 14 anos, Kemilly Vitoria dos Santos Costa, 15, e Maria Luiza Souza, 16.

A equipe se reúne a partir de 5 de fevereiro. Vale destacar que este ano reserva a disputa de dois importantes torneios destinados às seleções de base: os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Bogotá (Colômbia), no início de junho; e o Campeonato Mundial de Jovens de Goalball, em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *