Por Pedro Breganholi
Foto: Minas Icesp
Após alcançarem o acesso na última edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), as meninas do futsal, representado pelo Minas Icesp, conquistaram o honroso 3º lugar deste ano. Realizado em Goiânia-GO e finalizado neste fim de semana, as candangas fizeram valer as vagas que são dadas aos estados e não às instituições. Por isso, mesmo subindo o DF, as “Minas”, como são conhecidas, precisaram vencer a seletiva local para disputar o JUBs 2017.
Para a diretoria do time, Nayeri Albuquerque, a ansiedade de disputar os JUBs 2017 era grande. “Nossa expectativa era muito grande. Sabíamos que que iríamos enfrentar grandes adversários, já que estávamos entre os oito melhores times de futsal. Todos ali venceram outras competições para chegar aos JUBs e nós esperávamos encontrar dificuldades. Mas também sabíamos da nossa capacidade e do nosso trabalho”, avaliou.
Nayeri continuou revelando humildade ao falar do planejamento na elite do futsal feminino nos JUBs. “Pensamos primeiro em manter o DF na elite, pois já havia muito tempo que Brasília não ficava na Primeira Divisão. Mas, um dos objetivos também era subir ao pódio e nós conseguimos. Ficamos em terceiro e isso foi um pouco dolorido, pois tínhamos futebol pra chegar mais longe. Mesmo assim, o bronze foi muito importante pra nós”, completou.
Além do Bronze, o Minas Icesp também terminou o campeonato com a melhor defesa da competição, liderada pela goleira Kris Albuquerque, que também foi goleira titular do time que venceu o Candangão de futebol de campo este ano. Aliás, um dos segredos do sucesso do time é manter as meninas entrosadas, jogando sempre juntas nos gramados e nas quadras. Porém, a chave para o sucesso, de acordo com Nayeri, é o amor pela equipe: “Nosso verdadeiro segredo é o trabalho forte, o amor pela equipe, pela família e, claro, acreditar. Acreditamos nos nossos sonhos e queremos sempre evoluir. Temos uma comissão técnica centrada e capacitada, que nos ajuda bastante a alcançar os objetivos”, explicou.
Para disputar os JUBs em 2018, o Minas Icesp precisará vencer novamente a seletiva do DF. De qualquer forma, as “Minas” já estão de parabéns por ter recolocado a capital do país na elite dos jogos. O time, que já venceu o Brasiliense de Futsal Sub-20 este ano, além do Candangão Feminino no campo, está em busca do título no Brasiliense de Futsal adulto. No momento, elas lideram a competição. No próximo dia 26 de novembro, o time vai até Manaus disputar a divisão especial da Taça Brasil de Futsal sub 20.