Berço de craques, a Copa Novos Talentos vai para a sua 10ª edição

Foto: Rhuan/ LECAB TV

Um dos maiores torneios de base do DF, a tradicional Copa Novos Talentos vai para a sua 10ª edição. Cada vez crescendo mais, a competição de 2023 terá 180 times divididos por nove categorias. O pontapé inicial será hoje (24), no estádio JK e no Serra do Lago. No domingo (26), a abertura contará com a transmissão da Stadyo.com.

Mesmo tendo pouca longevidade, a Copa já revelou talentos que hoje estão em grandes clubes nacionais e internacionais, e se projetam como joias do futebol mundial. Khellven, do Athletico, Robert Renan, do Zenit, e Ângelo, do Santos, são alguns dos principais jogadores da sua categoria e com passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira.

Na partida entre Ceilândia e Santos pela Copa do Brasil, o DF Esportes entrevistou Ângelo, que falou da Copa Novos Talentos e mandou recado para os garotos que vão disputar o campeonato.

Assim como a Copa JK, a Copa Novos Talentos é organizada pela Liga Esportiva das Categorias de Base de Brasília (LECAB). O presidente da Liga, Francisco Mendes, o Chico, acredita que o alto número de jogadores revelados para grandes times tem contribuição da LECAB. “Nós acreditamos que a LECAB contribuiu com uma grande parte pelo fato de hoje Brasília ser considerada a capital da base. A partir deste fim de semana, vários olheiros sairão de suas cidades para observar os atletas”, disse ele.

Formato

Segundo a organização da competição, terão cerca de 100 jogos por final de semana, e as partidas serão disputadas nos campos do DF e no Entorno. O torneio abrange nove categorias, desde o sub-9 ao sub-20. Visando equilíbrio na competividade, a Copa Novos Talentos será dividida em duas séries: ouro e prata, onde a prata é para os jogadores nascidos na primeira idade de cada categoria e a ouro é para a segunda idade.

Para 2023, a LECAB deve transmitir ao menos um jogo por rodada, principalmente nos jogos que serão realizados nos estádios de futebol que contam com estrutura para isso. Os amantes da competição poderão acompanhar alguns jogos pela Stadyo.com, plataforma de streaming.

Com a grande quantidade de times e jogadores, o Chico, vê o torneio tomando uma proporção cada vez maior, e já enxerga a competição entre as maiores em comparação com outros campeonatos da América Latina.

“Se tratando de futebol de campo 11×11, eu vejo a Novos Talentos hoje como a principal competição da América Latina em questão de número de atletas”.
Chico

Nesta sexta-feira (24), no JK, a bola começa a rolar no jogo entre Capital x Esportivo Brasília e também no estádio Serra do Lago para Luziânia x Greval pela categoria sub-20. A competição terá quase quatro meses de duração, com as finais previstas para acontecerem no dia 4 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *