O atleta brasiliense Yan Ribeiro de Miranda Reis, conhecido como Yan Problema, está classificado para o mundial de Kickboxing para atletas jovens (WAKO Children, Cadet and Junior World Championship) que acontece em Veneza, na Itália, de 30 de setembro a 9 de outubro. Porém, o lutador que mora no Itapoã, não tem condições de arcar com os custos da viagem até o velho continente.

Yan é bicampeão sul-americano e brasileiro sub-17 e compete nas modalidades Light Contact e Point Fight na categoria até 74kg. O jovem do DF é um dos destaques nacionais do esporte que foi reconhecido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em 2021 como esporte olímpico e sonha representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.

Sem patrocínio ou apoio, Yan já precisou recorrer a uma vaquinha virtual e a rifar um smartphone para custear inscrição, hospedagem e traslados na cidade italiana. Para a viagem, no entanto, o atleta esperava contar com o apoio do Compete Brasília, programa da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal que concede incentivo por meio de transporte aéreo (destinos nacionais e/ou internacionais) e/ou transporte terrestre (destinos nacionais) para atletas e pessoas de apoio profissional e técnico em competições de rendimento.

Apesar disso, o técnico da seleção do DF de Kickboxing e pai de Yan, Marcelo Ribeiro dos Reis, o Marcelo Pirica, recebeu hoje (13), faltando 2 semanas para a viagem, a informação que “o Compete Brasília não poderia oferecer as passagens por falta de contrato com empresas fornecedoras.”

Marcelo, que fez de sua casa no Itapoã um ringue de treinos, mantém um projeto social no local, oferecendo a crianças e jovens carentes da comunidade a oportunidade de praticar o esporte. Segundo ele, o projeto já conta com 5 campeões brasileiros. As condições da família, porém, não permitem o custeio do valor da passagem, em torno de R$ 8.500,00 (oito mil e quinhentos reais).

Para ajudar Yan Problema a viajar e disputar o mundial de Kickboxing em Veneza-ITA, bastar acessar o link da vaquinha virtual abaixo e fazer sua doação.
https://www.vakinha.com.br/3057443

Yan Problema no Campeonato Sul-americano Sub-17 2021 / Foto: acervo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *