Vai começar a maior competição do Brasil de vôlei sentado. Trata-se do campeonato brasileiro da modalidade paraolímpica, na série Ouro. A competição é realizada dos dias 9 a 14 de dezembro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo-SP.
Serão 11 equipes participantes, que, ao todo, reunirão quase 200 atletas disputando o lugar mais alto do pódio. A competição terá duas chaves, e os quatro melhores de cada se classificam para as quartas de final, depois semifinal e final. O representante de Brasília será o Brasília Vôlei Cetefe. As outras equipes são:
Associação Atlética dos Deficientes Físicos do Estado do Pará (AADFEPA)
Associação dos Deficientes Físico do Estado de Goiás (ADFEGO)
Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Pará (ADFPA)
Associação por Amputação de Maringá (Assama)
Centro Integrado de Esportes Paratletas (Ciep/SE)
Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ)
Instituto Barueri Paraolímpico (SP)
Instituto de Promoção do Paradesporto (IPP/PR)
Instituto Ética (SP)
Sesi (SP)
A competição contará com todos os atletas que hoje defendem a seleção brasileira da modalidade, que já está classificada para os Jogos Paralímpicos de Tóquio no ano que vem.
O presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), Ângelo Neto, comentou sobre o alto nível da competição. “As equipes estão equiparadas. Temos certeza que será uma grande e acirrada competição. Estamos fazendo um trabalho de resgate do esporte, e uma das nossas principais atenções é com o nível técnico das equipes”, conta. “Teremos jogos incríveis. Talvez será uma das melhores competições que já vimos”, projeta.