O Brasília Búfalos confirmou nesta semana a contratação do técnico André Germano para comandar o mais novo time de basquete da Capital Federal. Os primeiros nomes do elenco também. Quem está de volta à capital federal são Nezinho (ex-Uniceub e que estava atuando no Vasco-RJ, foto acima) e Arthur.
O Universo/Brasília também terá jogadores com formação nas categorias de base da capital federal: os irmãos Pedro e Luís Mendonça também farão parte do elenco da equipe, assim como o ala Danilo Monteiro. O pivô Marcelão, que defendeu o Brasília Búfalos na Liga Ouro 2018 também estará à disposição do técnico André Germano. Outro representante da nova geração do basquete nacional a defender as cores do Universo/Brasília será o armador Pedrinho Rava.
Apesar de ter no time da capital federal a primeira oportunidade em uma equipe do NBB, o técnico André Germano acumula a experiência de ter dirigido seleções brasileiras de base e o time sub-19 do Bauru (SP). Além disso, ele fez parte da comissão técnica da equipe paulista, inclusive participando da conquista do NBB na temporada 2016/2017. Para o treinador, a temporada tem potencial para ser um sucesso: “Para mim, será um desafio profissional muito grande, mas me sinto totalmente preparado para ele por conta dos cinco anos em Bauru e também das seleções de base. Será um ano de trabalho muito duro, onde vamos retomar esse projeto do basquete em Brasília. Vamos tentar alcançar a posição mais alta possível no NBB e, com os jogadores que estão chegando para o elenco, creio que conseguiremos fazer um trabalho de excelência”, ponderou.
O armador Nezinho deixou Brasília ao final da temporada 2013/2014 e só voltou à cidade como adversário no NBB. Para ele, a sensação de voltar a defender o Universo/Brasília após quase uma década é algo prazeroso, mas que trará uma dose extra de responsabilidade por conta do histórico vitorioso do time: “É um sentimento de muita alegria estar voltando à cidade. Mesmo de longe, eu sempre acompanhei o time e torci pelo sucesso dele. Voltar pra um lugar onde minha família e eu fomos tão felizes é muito legal e espero conseguir retribuir todo o carinho que eu venho recebendo”, celebrou o jogador.
Nascido e criado em Brasília, o ala Arthur volta à capital após dois anos defendendo o Universo/Vitória (BA). No período em que esteve em Salvador, o atleta ajudou a equipe baiana a conquistar resultados relevantes para a equipe, como um terceiro lugar no NBB, além da inédita disputa de um time do nordeste na Liga Sul-Americana. Na visão dele, a temporada pode trazer boas surpresas e recordar excelentes momentos do basquete brasiliense: “A expectativa é a melhor possível. Estou voltando pra minha cidade, onde eu passei dez temporadas ganhando títulos expressivos, nacionais e internacionais. Mal posso esperar pra ver o ginásio cheio, nossa torcida nos apoiando e as vitórias chegando”, disse.
O Universo/Brasília começará a preparação para a temporada a partir do dia 27 de agosto, quando os atletas passarão pelos exames médicos. O primeiro treino da equipe está marcado para o dia 1º de setembro.
Por Haland Guilarde com informações da Assessoria de Comunicação do Brasília Búfalos