Nesta temporada, o Distrito Federal disputou a Liga Ouro de Basquete (equivalente à segunda divisão nacional) com duas equipes – Brasília Búfalos e Cerrado Basquete. O Cerrado não foi bem na competição. Acabou na lanterna da classificação geral e eliminado na primeira fase. Já o Brasília Búfalos fez uma campanha melhor: Classificou-se para os playoffs na segunda fase e fez jogos duríssimos contra o Londrina-PR, mas não conseguiu passar para as semifinais. O campeão da Liga Ouro foi o Corinthians-SP, que superou o São José-SP na decisão e irá disputar o NBB na temporada 2018/2019.
Desde 2017 com a desistência do Uniceub, Brasília perdeu o seu representante no principal campeonato brasileiro de basquete. Sem conseguir garantias financeiras, o Lobo deixou um vácuo no coração dos Brasilienses acostumados com as boas campanhas da equipe, tricampeã do NBB. No entanto, a esperança de que Brasília volte a ter um representante na competição foi reacesa na manhã desta quarta-feira.
Tudo gira em torno da franquia do Universo. Com a desistência do Uniceub para a temporada 2017/2018, o Universo repassou a sua franquia para o Vitória-BA, que disputou a edição deste ano e classificou-se às oitavas de final, mas acabou eliminado pelo Minas Tênis Clube. Para a temporada 2018/2019, o clube baiano sinalizou que não irá competir a NBB, o que abriu as portas para que o Universo negocie sua franquia para o Brasília Búfalos.
Caso obtenha garantias financeiras, o Brasília Búfalos poderá disputar o NBB de 2018/2019. O prazo para conseguir apresentar as garantias à Liga Nacional de Basquete termina no dia 4 de agosto.
Por Marcelo Gonçalo