Na noite desta sexta-feira (15), o Brasília Futsal/Icesp entrou na quadra do ginásio Verdão, em Teresina-PI, para disputar a decisão da 45ª Taça Brasil de Futsal. O adversário foi o ASEC Caruaru-PE, que não havia perdido uma partida sequer até o duelo em questão. Com um toque de bola envolvente e ataques precisos no primeiro tempo, a equipe pernambucana goleou o Brasília pelo placar de 4 x 1. Mesmo esboçando reação na etapa complementar, a equipe da capital federal não obteve sucesso em seus planos e acabou ficando com o vice-campeonato do certame.
Domínio pernambucano no início
No primeiro tempo, o Brasília Futsal sofreu bastante dificuldades para executar suas jogadas de ataque e invadir a defesa pernambucana. O ASEC Caruaru conseguiu impor um volume consideravelmente superior ao da equipe brasiliense, que sofreu diversos ataques vindos das laterais. Os alas nordestinos trabalhavam bem a bola, carregando-a ao centro de quadra e produzindo jogadas perigosas.
Assim, aos 12 minutos, num contra-ataque rápido do ASEC Caruaru, Wanderson chutou forte para abrir o marcador. A equipe caruaruense conseguiu manter o bom ritmo e o volume impostos no princípio do embate e, aos 25’, Wanderson, novamente, marcou. O Brasília tentou responder, mas como sentiu a dificuldade imposta pela defesa do ASEC, preferiu arriscar chutes de longa distância, todos sem sucesso.
Brasília tenta reagir
Na etapa complementar, a equipe do Caruaru recuou. Com isso, o time candango encontrou bons espaços para atacar e criar jogadas de perigo. De qualquer maneira, as lesões e desgastes físicos adquiridos com o decorrer das muitas partidas simultâneas na competição, o elenco do Brasília sentiu o peso e não conseguiu colocar em prática uma reação.
O ASEC Caruaru ainda ampliou a diferença no escore em dois gols, com os tentos marcados por Pedro Henrique e, pela terceira vez, Wanderson, aproveitando que o Brasília Futsal avançou suas linhas defensivas com o intuito de buscar um gol de misericórdia. O último gol sofrido pelos brasilienses, foi na troca dos goleiros, quando o goleiro linha Luan saía de quadra e o seu substituto Pimenta rumava à sua meta.
A equipe do Distrito Federal ainda beliscou seu gol de honra aos 19 minutos de partida com João Pedro, mas era tarde, 4 x 1 no placar e festa da comissão técnica e jogadores pernambucanos.
Com o resultado, o Brasília Futsal/Icesp assegurou o vice-campeonato da 45ª Taça Brasil de Futsal. Além disso, os brasilienses estão garantidos na divisão especial da competição, que será realizada em 2019.
Por Haland Guilarde