Brasília recebe Festival Paralímpico Loterias Caixa neste final de semana
Neste sábado (20), Brasília será uma das sedes da primeira edição do Festival Paralímpico de 2023. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento será realizado em 119 núcleos espalhados pelos 26 estados e o DF, e promove a experimentação de esportes paralímpicos a crianças e jovens de 8 a 17 anos por meio de atividades que os simulam de forma lúdica. Os jogos serão realizados no Centro Olímpico e Paralímpico do Gama, a partir das 9h.
Os interessados em participar podem se inscrever de forma gratuita preenchendo o formulário, que estará aberto até o dia do evento. De acordo com o organizador, 80% das vagas são para crianças e jovens com algum comprometimento físico, visual ou intelectual. As demais são para o público geral.
Em Brasília, o Festival acontece também em parceria com a Associação do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe) e a Secretaria de Esporte e Lazer do DF. Em abril, o DF Esportes falou com Nathalia Cavalcanti, Gestora Técnica e Social do Cetefe, que disse que o objetivo é proporcionar a inclusão e a vivência do esporte paralímpico às crianças, tenham elas deficiência ou não, e assim, difundir o movimento paralímpico.
Ramon Pereira, diretor do Desenvolvimento Esportivo do CPB, disse ao site da entidade que a expectativa é receber cerca de 16 mil pessoas.
O nosso objetivo é mostrar as modalidades para os participantes e despertar neles a vontade de praticar esportes diariamente. É uma forma de impactarmos suas vidas de forma positiva.
E, mesmo que essa edição ainda vá acontecer, o CPB já adiantou que a próxima será ainda neste ano, no dia 23 de setembro, para encerrar a semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).
O Festival Paralímpico foi realizado pela primeira vez em 2018, reunindo mais de sete mil crianças e jovens de 48 cidades do país. A edição com mais participantes até o momento foi a do ano passado, envolvendo cerca de 15 mil pessoas em 98 municípios.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.