Oftalmologistas do Brasil e do mundo convidam a população de Brasília para a Corrida pela Visão 20/20, uma ação que tem como intuito conscientizar a sociedade brasiliense sobre a doença do olho seco, bastante comum na capital, principalmente nesta época do ano, quando a incidência dos sintomas aumenta em cerca de 50%.
A corrida acontece no próximo sábado (1), às 7h, com largada no estacionamento 10 do Parque da Cidade. O total do percurso é de cinco quilômetros, com medalhas para todos os participantes e troféus para os três primeiros colocados nas categorias feminino e masculino. As inscrições custam R$ 35 e vão até às 22h do dia 28 de maio, podendo ser realizadas no site oficial do evento.
A iniciativa faz parte do congresso de oftalmologia BRASCRS 2019, promovido pela Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR/BRASCRS). “O número 20/20 se refere à chamada acuidade visual (AV), relacionada diretamente à qualidade de visão do paciente. Quando a AV está em 20/20 significa que o paciente tem excelente visão, nossa principal meta como médicos”, explicam os presidentes do congresso, Durval Carvalho Jr, Takashi Hida e Jonathan Lake.
O Congresso acontece entre quinta-feira (29/05) e sábado (01/06), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e se trata de um dos mais importantes encontros da área de Oftalmologia no Brasil e no mundo, atraindo especialistas de toda a América Latina, Europa, Estados Unidos e Ásia.
Durante o evento, o oftalmologista italiano Luca Gualdi falará sobre a tecnologia da luz pulsada, o mais recente avanço tecnológico para o tratamento da doença do olho seco.
Inovações
Além de painéis e discussões sobre a síndrome do olho seco, os especialistas vão debater as mais modernas inovações em cirurgia de catarata, doença que acomete mais de 600 mil brasileiros. No sábado do congresso haverá sessão especial em que os convidados estrangeiros farão aulas especiais, aprofundando em alguns temas.
Um dos destaques é a cirurgia de catarata 3D. A expectativa é que o sistema substitua o microscópio e avance na direção da robótica em Oftalmologia. As vantagens para os pacientes são enormes. “Um exemplo disso são pacientes com insuficiência respiratória que tem limites de movimentação. Antes do 3D, deitá-los na maca era muito difícil. Com o sistema 3D no lugar do microscópio, não temos mais esse empecilho”, explicam os presidentes.
Outro destaque são as cirurgias que, além de extrair a catarata, podem corrigir o grau do paciente – os chamados implantes de lentes de alta tecnologia. “Imagine um paciente com mais de 60 anos, com astigmatismo e hipermetropia, que desenvolveu catarata. Em uma só cirurgia, atualmente, é possível tratar os três quadros, buscando independência dos óculos”, finalizam os presidentes.
A programação completa do evento e o local para as inscrições no congresso estão disponíveis no site oficial.
Serviço: Corrida Pela Visão 20/20
Iniciativa pela conscientização da população sobre a doença do olho seco. Aberto ao público
Data, hora e local: Sábado, 1º de junho de 2019, às 7h, no Parque da Cidade
Largada e chegada: Estacionamento 10
Inscrições: até quarta-feira pelo site oficial do evento.
Valor das inscrições: R$ 35
BRASCRS 2019
Congresso oftalmológico da Associação Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. Voltado para oftalmologistas nacionais e internacionais
Data e local: de quinta a sábado, no Centro Internacional de Convenções do Brasil