Brasília terá evento voltado à inclusão de pessoas com deficiência no esporte

Foto: Divulgação/Fenapestalozzi

A capital federal se prepara para receber a primeira edição dos Jogos Paradesportivos Nacionais do Movimento Pestalozziano, marcados para acontecer entre 21 e 25 de junho, no CIEF. O objetivo do evento é levar a inclusão do esporte e a autonomia para cerca de 450 atletas com deficiência, que poderão mostrar suas habilidades em modalides como o atletismo, bocha, bochão, futsal e tênis de mesa.

O evento é promovido pela Federação Nacional das Associações Pestalozzi, a Fenapestallozi, criada em 1970 e que tem sede em Brasília-DF. A organização privada e sem fins lucrativos é responsável por representar as Associações Pestalozzi em todo o país. Hoje, já são mais de 180 filiadas dedicadas à defesa de direitos, prestação de assistência e oferta de serviços especializados para pessoas com deficiência. Atletas de todas elas participarão dos Jogos.

Além de ser uma oportunidade de promover a conscientização sobre a importância da inclusão social de pessoas com deficiência, os jogos também visam fortalecer a união entre atletas, famílias, treinadores e comunidade.

Ester Pacheco, presidente da Fenapestalozzi, destacou a relevância do evento para a inclusão social e a autonomia dos atletas com deficiência: “Estamos muito felizes em promover os I Jogos Paradesportivos Nacionais do Movimento Pestalozziano aqui na cidade de Brasília. É uma oportunidade única para promover a inclusão no esporte e a autonomia dos nossos atletas e fortalecer as práticas esportivas”.

A expectativa é grande, já que vamos receber atletas de todas as regiões do país e defender uma demanda apontada por eles, os atendidos, os autodefensores.
Esther Pacheco

A autodefensoria, termo citado por Esther, é um movimento criado pelas Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em que os alunos têm espaço para propor sugestões visando à promoção de seus direitos.

Luciano, autodefensor que irá participar dos Jogos, disse estar animado com o evento. “Os jogos vão ser bons, estamos nos preparando e vamos ganhar”, declarou.

Os Jogos representam um marco significativo na história do esporte para pessoas com deficiência no Brasil. Aqueles que quiserem participar do evento como voluntários podem se inscrever por meio do site oficial.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

One thought on “Brasília terá evento voltado à inclusão de pessoas com deficiência no esporte

  • não vejo a hora desse jogos começarem, tomara que os jogos sejam transmitidos ao vivo. Estaremos na expectativa , torcendo muito. A Pestalozzi de Teixeira de Freitas- BA está sendo muito bem representada… Parabéns pela iniciativa….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *