Na noite desta sexta-feira (22), Brasília Vôlei esteve na capital paulista para disputar a 8ª rodada do returno da Superliga 2018/2019, contra o Esporte Clube Pinheiros, no Ginásio Henrique Villaboin. Com placar de 3×2, parciais de 25×23, 25×14, 20×25, 18×25 e 15×13, a equipe de São Paulo saiu vitoriosa, com as mandantes sendo superiores nos dois primeiros sets. O time visitante por sua vez, foi melhor na terceira e quarta etapa. O equilíbrio foi predominante no tie break. O Brasília ocupa a décima primeira colocação com 13 pontos e na zona do rebaixamento. Enquanto a equipe paulista, respira aliviado e subiu para a nona colocação com 16 pontos. A ponta Clarisse, do Pinheiros, marcou 15 pontos. Já para as visitantes, Emilce Sosa, conseguiu pontuar 17 vezes. A ganhadora do Troféu Viva Vôlei – melhor jogadora da partida – foi para Herrera, ponta das paulistas.
Na etapa inicial, Brasília Vôlei largou com dois pontos à frente, porém, Pinheiros empatou e com virou o placar a seu favor (5×2). As brasilienses corrigiram as falhas defensivas e empataram o jogo. Além disso, conseguiu defender os fortes ataques das paulistas, sendo assim, a partida estava equilibrada (10×10). Após parada técnica solicitada pelos treinadores, as visitantes retornaram melhor e conseguiram vantagem de quatro pontos (16×20). Contudo, o time de São Paulo recuperou o ritmo e fechou o primeiro set em 25×23.
No segundo período, Pinheiros aposta nos rápidos contra-ataque e o time de Brasília com bolas nas diagonais. Ambos alternavam na liderança até o décimo ponto, sendo em sua maioria com erros de bloqueios. A equipe paulista tomou novamente a dianteira (13×9). O EC Pinheiros continuou preciso no ataque e aproveitou-se das deficiências defensivas do adversário. Quando o placar marcava 20×12 o treinador do Brasília, Hairton Cabral, pediu parada técnica. A conversa não surtiu efeito esperado e o set ficou em 25×14.
Na etapa seguinte, o time da capital federal mudou de postura e partiu para o ataque com eficiência e precisão na defesa, com diferença de seis pontos (9×15). As paulistas ensaiaram uma reação (17×23), contudo, suas falhas defensivas contribuíram para que Brasília Vôlei ganhasse por 20×25.
No quarto set, Pinheiros voltou melhor, usou o bloqueio como uma das fontes de pontuação (10×6). Sergio Negrão, técnico da equipe paulista, novamente pediu tempo para frear o ritmo crescente das brasilienses. No entanto, a estratégia não foi suficiente e o time de Brasília empata a partida com parcial de 18×25.
O tie break foi equilibrado até o final, com as duas equipes alternando na dianteira até o 13º ponto, quando em dois ataques relâmpagos o Pinheiros ganhou por 15×13 e finalizou o jogo em 3×2.
A próxima partida do Brasília Vôlei será na próxima terça-feira (26), às 19h, no Ginásio do SESI em Taguatinga Norte, contra o Fluminense FC. Em sua última partida, o time carioca ganhou do Curitiba Vôlei por 3 sets a 0.