O Campeonato Brasiliense de Futsal (Adulto Masculino) vai chegando em sua reta final. Iniciado no mês de setembro, o certame contou com a participação inicial de 5 equipes que disputaram o título em turno e returno. Abarka Futsal, ARUC/UPIS/AABB, Cresspom/Mauá, Brasília Futsal/ICESP/AABB e AJJR/APB são os participantes da competição. Destas, apenas a última equipe da classificação geral (AJJR/APB) não avançou às semifinais, que já estão sendo disputadas.
Cresspom/Mauá e Abarka Fustal abriram as semifinais do campeonato na tarde desta quinta-feira (15) no Ginásio do Cruzeiro. Em jogo eletrizante, a equipe da polícia militar bateu os mandantes por 7 x 3 e largaram na frente na busca por uma vaga na grande decisão. Munim, Leadrinho, Nilson, Felipe Soares, William Barbosa e Carlos Eduardo (duas vezes), garantiram a goleada e a vitória do Cresspom. O Abarka descontou com dois gols de Moisés e um de Tiago Leite.
As campanhas
O grande líder da primeira fase foi o Cresspom/Mauá. Com 7 vitórias em 8 jogos disputados, o Cresspom perdeu apenas uma partida na primeira fase e teve o melhor ataque da competição. Durante o período classificatório, a equipe marcou 39 gols e sofreu 23, fechando a campanha com 6 gols de saldo. No seu encalço, o Brasília Futsal/ICESP/AABB venceu 4 partidas, empatou duas e perdeu outras 2, além de ter marcado 27 gols e sofrido apenas 19, configurando a melhor defesa da primeira fase e da competição até o momento.
Na 3ª colocação, a ARUC/UPIS/AABB venceu 3 partidas, empatou uma e perdeu outras 4, conseguiu a classificação graças a uma reação no segundo turno, em que a equipe não perdeu nenhuma partida e conseguiu todas as suas vitórias. Fechando os classificados, o Abarka venceu dois jogos, empatou outro e perdeu 5. Na 5ª colocação, a AJJR/APB ficou de fora das semifinais.
Artilharia
Assim como a classificação da primeira fase, a artilharia tem amplo domínio do Cresspom. Leandrinho é o artilheiro com folga. Após o gol marcado na vitória sobre o Abarka, o atleta chegou a 11 tentos marcados e tem 4 gols de diferença para Carlos Henrique, seu companheiro de equipe e vice artilheiro, que anotou 7 gols até o momento. Wewerton, também do Cresspom, é o terceiro colocado com 6 gols marcados. Rômulo da ARUC ocupa a 4ª posição com 5 gols e Arthur, do Brasília Futsal, vem na sequência com 4 tentos em seu nome.
Semifinais
Conforme prevê o regulamento da competição, o líder da primeira fase enfrenta o 4º colocado, assim como o vice líder encara o 3º. Desta maneira, o líder Cresspom faz as semis com o Abarka (4º colocado), os quais já disputaram o jogo de ida, e o Brasília Futsal (2º) enfrenta o ARUC (3º). Este jogo, que é um dos maiores clássicos do futsal brasiliense, ocorre no sábado (17), às 10h, também no Ginásio do Cruzeiro. Nesta partida que é a de ida, o mando da quadra pertence à equipe da ARUC/UPIS/AABB e a decisão na volta, será de mando do Brasília Futsal/ICESP/AABB. Os rivais já haviam se enfrentado por duas oportunidades na competição. No 1º turno, o Brasília Futsal goleou a ARUC por 6 x 1. No returno, a partida ficou empada em 1 x 1.
Tiago Fernandes, presidente do Brasília Futsal, agradece ao apoio dos patrocinadores e confia no desempenho da equipe: “Com o apoio da Real Expresso, Rápido Federal e a Lei de Incentivo ao Esporte, o Brasília Futsal chega forte e de cabeça erguida a essas semifinais. Faremos o possível para chegar na grande decisão.”. Já Eugênio Lira, treinador da ARUC, reforça o bom momento vivido pela equipe: “Fizemos um primeiro turno muito abaixo do esperado, mas no segundo turno viemos numa crescente. Nossa expectativa é continuar essa ascenção, fazendo bons jogos contra o Brasília, que é um grande adversário, e assim chegar a final.”. Pondera