Brasiliense e Real Brasília iniciam duelo pelo título candango

Arte: Matheus Carrara / Foto: Júlio César Silva

Vai começar neste sábado (8) a grande decisão pelo título candango de 2023. O tradicional Brasiliense, dono de 11 conquistas locais, encara o Real Brasília, que briga pelo seu primeiro título na competição. O primeiro jogo será disputado no Serejão, a casa do Brasiliense, e o segundo no Defelê, mando de campo do Real Brasília. Segundo o regulamento do Candangão, não há mais vantagens para os finalistas: em caso de dois resultados iguais, o título será decidido nos pênaltis.

A campanha do Brasiliense na primeira fase foi irregular. Depois de começar com vitória diante do Ceilândia (3×0), o Jacaré foi surpreendido com a primeira derrota na temporada para o arquirrival Gama (1×2), em casa. Sob o comando do técnico Luan Carlos, a equipe amarela só jogou bem contra o Taguatinga, na goleada por 5×0 no Serejão. Mas os empates contra Capital e Samambaia custaram a cabeça do treinador, que foi substituído interinamente por Alan George, da equipe Sub-20. A derrota para o Paranoá na sétima rodada deixou a equipe em maus lençóis, correndo riscos até mesmo de ser eliminado na primeira fase. Mas com a chegada de Roberto Cavalo, o Brasiliense engatou uma sequência de vitórias que o levaram à classificação. O time chega com moral nesta final, já que está invicto há cinco rodadas.

Cotado inicialmente para ser figurante, o Real Brasília iniciou o Candangão com derrota para o Brasília de virada, por 2×1. Mas desde aquele jogo, o Leão do Planalto não sabe mais o que é perder: foram cinco vitórias e três empates, que o fizeram conquistar a classificação antecipada como líder da primeira fase. Mas se o Real voou em céu de brigadeiro na primeira fase, nas semifinais sofreu para eliminar o emergente Paranoá nas semifinais: o aurianil foi salvo pelo VAR no segundo jogo da semifinal, já que até então, a Sucuri vencia o rival em casa. O árbitro de vídeo confirmou toque no braço do zagueiro Dedé em chute de Caio Mendes no finalzinho do segundo tempo, e Lucas Souza converteu a penalidade que deu ao Real Brasília não só calendário completo para 2024, como também a chance de brigar pelo primeiro título candango entre os profissionais.

No histórico de confrontos entre ambos, o Brasiliense leva vantagem: nas 10 vezes em que se enfrentaram, foram cinco vitórias do Jacaré, dois empates e três vitórias do Leão do Planalto. Nesta temporada, ambas as equipes se enfrentaram pela sexta rodada no estádio Defelê, e empataram por 1×1.

Para tristeza do público em geral, a partida terá somente torcida única por conta de determinação da PMDF, e os ingressos custarão R$ 10. Mas para quem não puder comparecer, o que não faltam são opções para assistir o jogo no conforto de sua casa: as TVs Câmara Distrital e Cultura, além da plataforma online Eleven Sports transmitirão o jogo ao vivo direto do Serejão.

Brasiliense

Embalado nas últimas rodadas, o Brasiliense chega em alta nesta decisão e motivado à conquistar seu 12º título, um a menos que o arquirrival Gama. A equipe amarela se reforçou com quatro atletas no fechamento da janela de contratações, e tem apenas um desfalque: o zagueiro Keynan, que teve uma lesão no joelho e está fora da temporada 2023.

De quebra, possui o artilheiro isolado da competição. O centroavante Yuri Mamute, titular da equipe amarela, que balançou as redes oito vezes no campeonato. O goleiro Matheus Brandão, o volante João Torres, o meia Felipinho e o atacante Daniel Alagoano treinaram em separado do grupo principal e não devem ser relacionados pelo técnico Roberto Cavalo, que deverá manter a mesma formação dos jogos disputados na semifinal.

Real Brasília

Apesar da longa invencibilidade, o Real Brasília vem de três empates consecutivos diante de Santa Maria e Paranoá (2x). Única equipe que não se reforçou na janela de contratações, o time comandado pelo técnico Gérson Ramos perdeu o volante Matheus Obina ainda na fase de classificação por fratura na perna, e ainda vê o meia Uéderson e o atacante Matheus Jesus atuando no sacrifício. Os dois últimos não conseguiram se manter durante os 90 minutos nos dois último jogos e precisaram ser substituídos.

Em contrapartida, o atacante Lucas Souza vem entrando nos jogos e se destacando com muita personalidade. Ele inclusive foi o responsável pelos dois gols marcados na semifinal diante do Paranoá, que deram a classificação para a final do campeonato. Para o jogo diante do Jacaré, o treinador deverá manter a mesma formação que vem atuando nos últimos jogos.

Ficha técnica

BRASIIENSE X REAL BRASÍLIA

Campeonato Candango, fase final, 1ª rodada
Estádio Serejão, Taguatinga – 08/04, 16h

Árbitro: Rafael Diniz
Assistente 1: Renato Gomes
Assistente 2: Milton Alves
4º árbitro: Luiz Paulo Aniceto
VAR: Rodrigo Raposo
AVAR: Ciro Chaban
Supervisor VAR: Raimundo Lopo
Inspetor: Geufran Almeida
Quality Manager VAR: Almir Camargo

Provável Brasiliense

Artur; Andrezinho, Igor, Gabriel e Aloísio; Aldo, Tarta, Diogo Sodré e Zotti; Tobinha e Yuri Mamute
Técnico: Roberto Cavalo

Provável Real Brasília

Wendell; Caio Mendes, Josué, Hyago e Gabriel Lima; Tiago Ulisses, Igor Feijão, Guilherme e Uéderson; Matheus Jesus e Marcos Paulo
Técnico: Gérson Ramos

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *