Neste sábado (16), o Brasiliense Futebol Clube recebeu o Campinense-PB pelo primeiro jogo das oitavas de final da Série D 2018. Sem poder contar com Morais e Reinaldo, contundidos, Aílton Ferraz manteve praticamente o time que empatou por 0x0 com o Sergipe-SE fora de casa. Tartá foi escalado no ataque na vaga de Peninha, que foi parar no banco de reservas para o retorno de Erick Flores, que cumpria suspensão. Jogando no estádio Abadião, o Brasiliense não foi brilhante, mas soube suportar o ímpeto do Campinense e conseguiu encontrar um gol com o capitão Lúcio, vencendo o duelo por 1×0. Na partida de volta, o Jacaré novamente jogará pelo empate, assim como foi na fase anterior contra o Sergipe-SE.

O JOGO

A partida começou eletrizante, com as duas equipes buscando o jogo. A primeira grande chance do jogo foi aos 12 minutos quando Danillo Bala ganhou bola lançada pro ataque, encarou a marcação de Lúcio e bateu na rede pelo lado de fora, assustando Edmar Sucuri. Aos 15, foi a vez de Renato Potiguar experimentar o goleiro do Brasiliense de fora da área. Atento,  Sucuri praticou fácil defesa. Bem postado defensivamente, o Campinense não permitia que o Jacaré chegasse com mais perigo. As melhores oportunidades do time candango foram em bolas cruzadas, facilmente aliviadas pelo setor defensivo dos paraibanos.

A primeira grande chegada do Brasiliense foi apenas aos 34 minutos de jogo. Saci foi acionado pela esquerda e cruzou na área. Nunes ajeitou de cabeça e Aldo tentou uma bicicleta, mas acabou isolando a bola. Dois minutos depois, os visitantes roubaram bola no meio campo e armaram contra-ataque. Eduardo lançou para Danillo Bala que disparou no mano a mano contra Lúcio. Do outro lado, o próprio Eduardo e Thiago Potiguar passavam sozinhos, mas para sorte do Jacaré, Bala foi fominha e chutou pra fora. Após a jogada, Eduardo e Potiguar foram ao desespero com Danillo Bala. Aos 39 minutos, Gustavo Henrique teve a oportunidade da entrada da área, mas finalizou por cima do gol amarelo. Nos últimos minutos da primeira etapa, o Jacaré teve uma sequencia de quatro escanteios e pressionou em busca do primeiro gol, mas não conseguiu passar pelo goleiro Jefferson.

Na volta do intervalo, o Brasiliense chegou logo com 15 segundos de jogo. Tartá rabiscou pela direita e cruzou para Romarinho. Sozinho, o camisa 20 do Jacaré tentou um voleio e furou, desperdiçando a oportunidade de abrir o marcador. Aos 7 minutos, Tartá cruzou da direita e Nunes cabeceou firme no canto. Para azar do Brasiliense, Jefferson voou e fez uma defesa inacreditável, evitando o gol do camisa 9. Na jogada seguinte, Thiago Potiguar disparou em contra-ataque, passou com facilidade por Lúcio e bateu para defesa de Sucuri. No rebote, a bola voltou pra ele e Radamés acabou travando.

Para tentar voltar a ter o domínio do jogo, Aílton colocou Peninha e Felipe Cirne nos lugares de Tartá e Erick Flores. No ataque, Romarinho saiu e entrou Michel Platini para formar dupla com Nunes, repetindo a substituição que deu certo contra o Iporá-GO na primeira fase. O artilheiro do Candangão 2018 teve duas chances: Uma de cabeça, quando cabeceou sem força e outra quando Nunes fez corta luz mas William Goiano impediu a finalização. A partir daí, com dois centro-avantes, o Brasiliense passou a “chuveirar” bolas para a área.

E aos 33 minutos da segunda etapa, a bola área funcionou! Platini sofreu falta, Felipe Cirne levantou na área e Lúcio apareceu por trás da defesa para cabecear. O goleiro Jefferson chegou a praticar a tocar na bola, que foi morrendo lentamente para o fundo do gol. 1×0 para o Jacaré, primeiro gol do capitão pelo Brasiliense. Após abrir o placar, o Brasiliense passou a jogar nos contra-ataques enquanto o Campinense buscava o empate. Mas contando com a experiência do elenco, os candangos conseguiram segurar a importante vitória e agora jogam pelo empate em Campina Grande.

O jogo de volta será no próximo sábado, dia 23, as 21h30, na casa do Campinense.

FICHA TÉCNICA

BRASILIENSE x CAMPINENSE-PB

Campeonato Brasileiro da Série D 2018 – Terceira Fase

Estádio Abadião, Ceilândia, Distrito Federal

Sábado, 16/06/2018 – 15h30

Público: 993 pagantes

Renda: R$3.891,00

Árbitro: Daniel Nobre Bins-RS

A1: André da Silva Bittencourt-RS

A2: Thiago Augusto Kappes Diel-RS

4º árbitro: Christiano Gayo Nascimento-DF

Analista de campo: Rodrigo Paulino de Souza-DF

BRASILIENSE

Edmar Sucuri; Gabriel, Lúcio, Preto Costa e Wellington Saci; Aldo, Radamés e Erick Flores (Felipe Cirne); Tartá (Peninha), Romarinho (Platini) e Nunes.

Técnico: Ailton Ferraz

Gols:

Cartões Amarelos: Radamés, Nunes

CAMPINENSE-PB

Jefferson; Alex Murici, Willian Goiano, Rafael Jensen e Zeca; Fábio Leite (Jackinha), Felipe Macena, Gustavo Henrique e Thiago Potiguar (Marcinho); Danillo Bala (Marcelinho) e Eduardo.

Técnico: Ruy Scarpino

Gols:

Cartões Amarelos: Alex Murici, Felipe Macena

Por Pedro Breganholi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *